ICA sedia a terceira edição do Encontro de Bibliotecários do Norte de Minas
Notícia publicada no site www.ica.ufmg.br no dia 27 de março de 2017

Instituto de Ciências Agrárias / UFMG
O Instituto de Ciências Agrárias (ICA/UFMG) sediou, na última sexta-feira (24), o terceiro Encontro de Bibliotecários do Norte de Minas. A importância e a valorização do bibliotecário foram os temas centrais das discussões durante a abertura do Encontro. “’Quando crescer, quero ser bibliotecário.’ Já ouviram alguma criança falar isso? Afinal, o que é ser bibliotecário? Em pleno século XXI, o Brasil possui apenas 39 escolas de formação acadêmica em Biblioteconomia”, instigou o bibliotecário Josiel Santos em seu discurso de abertura.
“O papel socioeducativo tanto no espaço Biblioteca como na profissão Bibliotecário é dinâmico, uma vez que a Biblioteca é um espaço de socialização, não só no processo de adquirir informação, mas na forma de unir os saberes cientifico e tradicional. A Biblioteca é um espaço de desenvolvimento, de tratamento das informações, que vão fomentar o processo de desenvolvimento econômico-social de uma nação. Temos que enxergar o Bibliotecário como um profissional de acolhimento multicultural”, afirmou o vice-diretor do ICA Helder dos Anjos Augusto.
O “Caderno de Ciências Agrárias”, periódico do ICA publicado desde 2009, foi um dos estudos de caso apresentados no Encontro de Bibliotecários. A publicação trimestral tem como meta dez artigos por edição. Desses, apenas três podem ser de autores da UFMG, como forma de garantir a pluralidade do periódico. “A presença de um bibliotecário foi essencial para o surgimento e manutenção do Caderno de Ciências Agrárias. Desde a criação das normas de publicação do Caderno até a revisão da bibliografia usada pelo autor, o bibliotecário está presente”, explicou a professora do ICA e editora-chefe do Caderno de Ciências Agrárias Anna Christina Almeida.
O terceiro Encontro de Bibliotecários do Norte de Minas foi realizado no dia 24 e contou com a presença da vice-diretora do Sistema de Bibliotecas da UFMG, Anália Gandini Pontelo. O evento teve como programação cinco palestras, espaço para perguntas e sorteio de brindes. Realizado pela Biblioteca Universitária Comunitária em Ciências Agrárias, o terceiro Encontro reuniu dezenas de participantes.

