Evento na Face comemorará 10 anos da Biblioteca 24h
Em comemoração aos 10 anos da Biblioteca 24h da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG (Face), na próxima segunda-feira (8) serão realizadas diversas palestras e atividades no Auditório Face 1, no campus Pampulha. O evento acontecerá das 9h às 19h e terá transmissão simultânea no auditório 2. Não é necessário se inscrever para participar.
Leonardo Renault, coordenador da Biblioteca da Face, explica que o encontro é uma oportunidade de refletir sobre o funcionamento da Biblioteca 24h, que está entre as pioneiras e é uma das poucas que funcionam de forma ininterrupta no país. “Ao longo desses 10 anos, percebi que, para continuarmos o atendimento 24h, é necessário qualificarmos e oferecermos atividades para além da disponibilização do espaço e do autoatendimento de empréstimo. A ideia é montar um programa maior de extensão com uma série de iniciativas culturais e ligadas à pesquisa. O esboço desse programa surgirá a partir das discussões do evento. Além da qualificação das atividades da Biblioteca 24h, precisamos também aperfeiçoar a segurança e as formas de acesso ao espaço. O evento será uma boa oportunidade para pensarmos todas essas questões”, pontua.
Na parte da manhã, após mesa de abertura, que contará com a presença da Reitora da UFMG, Sandra Goulart, o professor João Antônio de Paula proferirá palestra sobre a história da Biblioteca da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG.
Em seguida, na conferência “Bibliotecas, Cultura e Sociedade: 50 anos de reflexões do Maio de 1968 para a transformação social”, o professor Gustavo Saldanha, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), destacará, entre outras questões, a história das bibliotecas comolocus de transformação a partir da educação e da luta social.
À tarde, serão apresentados, em mesa redonda, estudos avaliativos da Biblioteca 24h. Sob coordenação da bibliotecária Kátia Pacheco, diretora do Sistema de Bibliotecas da UFMG, comporão a mesa, Paula Miranda-Ribeiro, diretora da Face, professora Lízia de Figueirêdo, vice-diretora da FACE, o professor emérito Clélio Campolina e o bibliotecário Leonardo Renault, coordenador da Biblioteca da Face.
Acontecerá, ainda, mesa redonda sobre o futuro da biblioteca universitária na era da informação. Sob coordenação do professor Marcelo Godoy, comporão a mesa os professores Renato Venâncio, Amílcar Martins Filho e Lorena Tavares. Ao final, haverá atividade cultural de encerramento.
Clique aqui para conferir a programação.
Sobre a Biblioteca 24h
A Biblioteca da Face funciona diariamente até as 21h30 com a oferta de todos os serviços, como empréstimos, devoluções, reservas, solicitação e entrega de carteiras, pagamento de multas, empréstimo de cabines e atendimento no setor de periódicos.
A partir das 21h30, o funcionamento é em regime 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados – exceto sexta-feira da paixão, natal e ano novo.
No atendimento 24 horas, usuários que não possuem vínculo com a UFMG podem utilizar o espaço físico da biblioteca para estudo e consulta local ao acervo. Para tanto, devem apresentar um documento de identidade com foto e fazer um cadastro prévio, no horário normal de funcionamento da biblioteca, das 8h às 21h30.
Já usuários com vínculo com a UFMG, além de utilizar o ambiente da biblioteca, têm acesso aos serviços de autoempréstimo de livros e uso de cabines de estudo individuais.

