Estudantes de Biblioteconomia desenvolvem novo site da Biblioteca Central
Página já está disponível para acesso e busca aproximar os usuários dos espaços físicos e virtuais da Biblioteca

Novo site da Biblioteca Central destaca os espaços físicos e virtuais de interação e trocas de informação. Foto: Carla Pedrosa / Biblioteca Universitária UFMG
Já está disponível para acesso o novo site da Biblioteca Central (BC). Inspirada no site da Biblioteca Universitária (BU) e desenvolvida por dois estudantes do oitavo período do curso de Biblioteconomia da UFMG, em estágio supervisionado remoto, a página possui, como um dos diferenciais, a apresentação dos espaços de leitura, estudo e espaços expositivos da Biblioteca, bem como uma aba denominada “Para você”, onde são disponibilizados links de bases de dados multidisciplinares de acesso livre, tutoriais, informações e serviços comunitários. O boletim de novas aquisições, um carrossel de fotos das obras recém-adquiridas e informações sobre o projeto acervo histórico – que reúne a coleção de exemplares da Biblioteca Central com data de publicação inferior ou igual a 1960 – também estão entre as novidades de conteúdo do site, que segue todos os critérios de acessibilidade.
“Além de mostrar os principais produtos e serviços da BC, a nova página confere visibilidade para a memória institucional da Biblioteca, registra e disponibiliza os procedimentos nela adotados, sendo fonte de informação para a equipe, bem como para a comunidade externa. A experiência de construir o novo site por meio do estágio supervisionado foi reveladora, já que os estudantes se envolveram em todo o processo de forma muito profissional”, explica a bibliotecária Cleide Vieira de Faria, coordenadora da Biblioteca Central.
A metodologia de construção da nova página da BC foi o Design Thinking, composto por cinco etapas: exploração, definição, ideação, prototipagem e testes. As quatro primeiras fases foram desenvolvidas ao longo de um semestre e agora será feito um trabalho de refinamento por meio de testes, etapa final que contempla, entre outras atividades, a avaliação da leiturabilidade dos conteúdos, legibilidade dos textos, usabilidade do site e treinamento com os servidores da BC responsáveis pela atualização da página.
“A principal dificuldade enfrentada em qualquer processo de modelagem de arquitetura de site é unir a tríade contexto, conteúdo e pessoas usuárias. Em relação ao conteúdo, essa seção se apresentou de forma peculiar na construção do site da BC porque todo contexto de uma biblioteca universitária tinha que ser representado de forma fidedigna, ágil, utilizável e agradável. Por isso as etapas de exploração e definição foram bem desafiadoras, prolongadas e validadas com muito cuidado”, afirma Yago Henrique. Ele desenvolveu o novo site junto com Lucas Dias, também estudante do oitavo período de Biblioteconomia, sob supervisão da bibliotecária Cleide.
Para Lucas, o principal desafio foi o desenvolvimento da interface gráfica do site. “Procuramos desenvolver uma interface que possibilitasse às pessoas visualizarem e interagirem com o site da BC de forma acessível, cumprindo todos os critérios de usabilidade voltada à experiência do usuário”, explica Lucas.
Segundo os estudantes, após a fase final de testes, já em andamento, a ideia é que as servidoras e os servidores da BC fiquem responsáveis não só pela atualização da página, mas também pelo aperfeiçoamento do conteúdo nela disponibilizado, sempre visando gerar maior senso de pertencimento da comunidade com os espaços físicos e virtuais da Biblioteca Central.

