Estudante de Biblioteconomia promove apresentações de poesia slam na Biblioteca do Coltec
“Aquecimento SLAM” contará com palestra do Slammaster Rogério Coelho e será realizado na próxima quarta-feira (16), na Biblioteca do Colégio Técnico, reforçando o potencial desse espaço na promoção de atividades culturais. Iniciativa faz parte de projeto apresentado ao Programa de Monitoria do Ensino Técnico (PMET)
Estudante Dayane de Aquino em monitoria aos alunos do segundo ano do Coltec sobre poesia slam
Na correria da vida acadêmica, poesia pode trazer leveza, mas também ser uma forma de reflexão e protesto. As bibliotecas, por sua vez, para além de espaços de estudo, pesquisa, empréstimo e devolução de livros, podem ser locais de ativismo e promoção de atividades culturais. É essa ideia que o “Aquecimento SLAM” pretende reforçar com os estudantes do Colégio Técnico da UFMG (Coltec).
Início de uma série de atividades do projeto “Primeira batalha de poesia Slam do Coltec”, o “Aquecimento SLAM” acontecerá na próxima quarta-feira (16), das 9h30 às 11h, na Biblioteca do Colégio Técnico. Aberto à participação de toda a comunidade acadêmica, o evento contará com apresentação das produções poéticas dos alunos do segundo ano do Coltec, com declamação de poesias clássicas pelo poeta Henrick Soares, e poesias slam, por João Victor Pessoa Gomes, além de palestra proferida por Rogério Coelho, produtor cultural e articulador do Coletivoz Sarau de Periferia, desde 2008, e Slammaster desde 2014.
Poesia Slam
Orientado pelo professor Eliezer Raimundo Costa, do Colégio Técnico (Coltec), o projeto “Primeira batalha de poesia Slam do Coltec” foi a proposta de trabalho apresentada por Dayane de Aquino Simão, estudante do oitavo perído de Biblioteconomia da UFMG, para participar como bolsista do Programa de Monitoria do Ensino Técnico (PMET). A escolha do tema veio do interesse da graduanda em apresentar, para os alunos do Coltec, o Poetry Slam, competição de poesia falada que se popularizou, dentro e fora do país, como movimento artístico, manifestação cultural e instrumento político de troca entre os grupos marginalizados.
“A poesia slam não é sobre padrões e normas de escrita; é um movimento social, que descentraliza e democratiza a literatura. Assisti algumas batalhas e fiquei apaixonada pelo poder que a poesia confere aos poetas da periferia, ao dar espaço para expressarem vivências e saberes, de forma artística, além de se tornar uma fonte de renda para produção autoral e uma porta para participar de competições mundiais. Uma instituição federal como a UFMG tem uma variedade imensa de grupos sociais e, felizmente, muitos jovens de periferia vêm conseguindo acesso a esse espaço. Penso que a cultura escolar letrada, bem como a própria literatura, devem ser usadas para questionar preconceitos e acolher a diversidade cultural das comunidades, cujo valor de conhecimento e resistência é imensurável. E é justamente isso que queremos reforçar com as atividades desse projeto”, explica Dayane, que também enfatiza o desejo de ressignificar o espaço da Biblioteca do Coltec por meio dos debates promovidos, incentivando a leitura e a produção literária entre os alunos.
“O projeto proposto pela Dayane para o PMET objetiva diversificar as formas de ocupação do espaço da biblioteca, em consonância com o que vem sendo realizado pela bibliotecária do Colégio Técnico, Cláudia Grossi, para dinamizar seu uso. O intuito é promover o reconhecimento de outros grupos e de outras formas de produzir cultura, para além do que é usual no ambiente acadêmico”, enfatiza o professor Eliezer.

No primeiro semestre deste ano, a Biblioteca do Coltec foi palco de aulas de forró. A próxima atividade cultural será o “Aquecimento Slam”, na manhã desta quarta-feira (16). Foto: Cláudia Grossi / Biblioteca do Coltec
“Já produzimos, este ano, diversas atividades culturais na Biblioteca do Coltec, como aulas de forró e exposições. Agora com as apresentações de poesia slam pretendemos reforçar, ainda mais, o potencial de uso desse espaço para além do estudo e dos serviços habituais de empréstimo e devolução de livros”, destaca a bibliotecária Cláudia.
Próximas atividades
A previsão é que a primeira batalha slam seja realizada na Biblioteca do Coltec no dia 15 de setembro. Os resultados do projeto serão apresentados dentro da programação da Semana do Conhecimento 2023, na oitava Mostra PMET, que acontecerá em outubro no Colégio Técnico.

