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Biblioteca Central recebe atividade sobre empoderamento feminino e alfabetização

Projeto de extensão da Escola de Ciência da Informação reuniu, no Espaço de Leitura, 12 adolescentes de escola estadual da região da Pampulha

terça-feira, 5 de novembro 2024, às 16h25

Bibliotecária Diná Araújo apresentou, para as alunas do PADIM, obras do século 18 sobre mulheres escritoras. Foto: Ana Paula Meneses/ECI-UFMG

Com oficinas sobre empoderamento feminino, literatura afro-brasileira e africana, biblioterapia, poesia e produção de fanzine, o Espaço de Leitura da Biblioteca Central (BC) abrigou atividades dos módulos do Programa de Alfabetização Digital, Informacional, Midiática e Literária de Adolescentes Mulheres em Moçambique e Brasil (Padim).

A iniciativa de extensão, que é inspirada em projeto de alfabetização de meninas moçambicanas, reuniu 12 adolescentes de 15 e 16 anos que estudam na Escola Estadual Deputado Manoel Costa, localizada no Bairro Céu Azul, região da Pampulha. O encerramento da formação ocorreu no início deste mês, na Escola de Ciência da Informação (ECI).

A atividade foi ministrada em 12 encontros, distribuídos em quatro módulos: Alfabetização digital, Alfabetização em mídias e em informação, Empoderamento feminino e Alfabetização literária. Os dois últimos módulos foram realizados no Espaço de Leitura. “Esse lugar evoca o que é esperado de uma biblioteca na atualidade: um ambiente plural, inclusivo, que combina organização, acolhimento, cultura, lazer, estudo e identificação por parte do usuário. Para a maioria das alunas, foi a primeira vez em uma biblioteca com essa estrutura da qual puderam se sentir parte, quebrando a estigmatização de que bibliotecas são espaços ‘sisudos’, fechados, restritos ao estudo, ao silêncio e a determinados tipos de pessoas”, avaliou a professora da ECI Ana Paula Meneses, coordenadora do programa.

Obras raras e as mulheres
No âmbito do tema do empoderamento feminino, a bibliotecária Diná Araújo apresentou obras raras e especiais do Sistema de Bibliotecas para demonstrar a condição feminina e a história das mulheres. Foram escolhidos, para a atividade, um manuscrito de Santa Teresa D’Ávila, publicado no século 18, intitulado Obras da gloriosa madre Santa Teresa de Jesus – ela liderou a renovação espiritual da Ordem Carmelita, no século 16 –, e um verbete da Enciclopédie, também do século 18, que trata da mulher escritora.

“Tentei contextualizar os dois livros mostrando as histórias e o que nelas se relaciona ou não com a realidade atual do Brasil. Foi uma experiência mais sensível de ver mesmo a materialidade do livro antigo. Enquanto manuseavam a obra de Santa Teresa, contei para as estudantes como ela foi importante, para além das questões religiosas, como uma mulher que transitou no campo da Filosofia e teve um impacto significativo na educação de outras mulheres, mesmo que restritiva àquelas pertencentes a uma classe economicamente privilegiada. E, ao mostrar o verbete da Enciclopédie, apresentei uma visão do século 18 sobre a participação das mulheres no mundo da escrita que seria notadamente considerada machista atualmente “, discorreu Diná.

Alunas do PADIM foram recebidas pela Reitora Sandra Goulart para uma conversa sobre a importância de uma mulher ocupar o cargo de gestora da Universidade Federal de Minas Gerais. Foto: Jezulino Lúcio Mendes Braga/ECI-UFMG

Ainda com o intuito de trabalhar o tema do empoderamento feminino, o grupo de estudantes foi recebido pela Reitora Sandra Regina Goulart Almeida para uma conversa emblemática. “As meninas tiveram oportunidade de fazer perguntas sobre a trajetória da professora Sandra até chegar à Reitoria da UFMG e sobre as dificuldades que uma mulher pode enfrentar para se consolidar nessa posição”, informou Ana Paula.

Literatura afro
No módulo de alfabetização literária, Wellington Marçal de Carvalho, vice-diretor da Biblioteca Universitária, ministrou uma das oficinas sobre literatura afro-brasileira e africana. “Mostrei algumas fontes de informação para as alunas, principalmente o Portal Literafro, que está completando 20 anos na Faculdade de Letras da UFMG. Ressaltei, sobretudo, a aba de escritores e escritoras, e o  projeto Literáfricas, uma aba nova no portal onde encontramos informações sobre a literatura de cinco países africanos de língua oficial portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné- Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Ao fim da oficina, as alunas fizeram uma adaptação do programa literário ‘No Ritmo da Lombada’ – veiculado no ano de 2017 pela rádio UFMG Educativa em parceria com a jornalista Carla Pedrosa, do setor de comunicação do Sistema de Bibliotecas – e construíram episódios sobre a escritora moçambicana Paulina Chiziane e sobre as autoras afro-brasileiras Lílian Paula Serra e Deus e Conceição Evaristo”, explicou Wellington.

Na ocasião das atividades no Espaço de Leitura, as alunas do PADIM também tiveram a oportunidade de conversar com a diretora da Biblioteca Universitária, Izabel Araújo, e com a coordenadora da Biblioteca Central, Cleide Vieira, sobre a trajetória profissional delas. E nessa edição do programa também conheceram outras três bibliotecas da UFMG:  da ECI, da Música e do Centro Pedagógico.

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