Espaço de Leitura recebe a criançada para um bate-papo sobre literatura e jornalismo
Na última sexta-feira (26), alunos da Escola Estadual João Antônio Siqueira visitaram o Espaço de Leitura e foram jornalistas por um dia
Papel e caneta na mão, muita leitura e criatividade. Essa foi a dica dada pela jornalista Carla Pedrosa aos alunos do 4º e 6º ano da Escola João Antônio da Siqueira, de Ibirité, que vieram ao Espaço de Leitura da UFMG descobrir mais sobre a profissão. A visita foi uma iniciativa da bibliotecária Sindier Antônia Alves, professora dessa Escola de Ibirité e servidora do Sistema de Bibliotecas da UFMG.
Em meio às estantes coloridas do Espaço de Leitura, as crianças se tornaram repórteres, entrevistando os colegas e relatando a própria visita.
“A professora do jornal da Biblioteca me mostrou um mundo novo sobre jornalismo”, disse Marcos Vinícios de Oliveira, de 13 anos.
O que é Jornalismo? Explicando noções básicas sobre pauta, lead, bigode e nariz de cera, por exemplo, Carla aguçou a curiosidade dos estudantes, que já trabalham com o Jornal Mural e o Jornal Falado na escola. Ao mostrar outras possibilidades da área de Comunicação, como o informativo Conexão Biblioteca, o programa de rádio No Ritmo da Lombada e a Campanha de Preservação do Acervo, a jornalista também frisou o quanto é importante ler de tudo, para aumentar o próprio repertório e escrever melhor.
É aí que entra a importância de um acervo como o do Espaço de Leitura, que chama a atenção dos pequenos com livros de aventura e histórias em quadrinhos. “Robin Hood”, “Turma da Mônica”, “Uma Viagem ao Centro da Terra” e “A Culpa é das Estrelas” foram alguns dos títulos apontados pelos alunos como seus preferidos. Para Lauanda Vitória Cardoso, de 10 anos, a leitura é uma forma de inspirar as pessoas. Para Giane Laila Martins, é aprofundar a nossa imaginação.
“Os livros me dão o poder de ir no tempo para conhecer mais coisas e informações, além de viajar pelo mundo”, disse Pedro Henrique Nobre, de 12 anos.

