Espaço de Leitura disponibiliza novos quebra-cabeças para montagem na Semana do Conhecimento

Da esq. para a dir.: Anália Pontelo (vice-diretora da Biblioteca Universitária) e Cleide Vieira (coordenadora da Biblioteca Central)
Foto: Carla Pedrosa / Biblioteca Universitária UFMG
Um mapa-múndi do século 17, época de invenção de importantes instrumentos e teorias cartográficas, é o tema do quebra-cabeça doado recentemente para a Biblioteca Central da UFMG. O jogo de duas mil peças de encaixe será disponibilizado para montagem no Espaço de Leitura no dia 16 de outubro, início da Semana do Conhecimento.
“A ideia de disponibilizar quebra-cabeças nas bibliotecas é sensacional, pois reforça que, além de espaços de pesquisa e construção do conhecimento, elas também podem ser locais de atividades lúdicas que fomentam o desenvolvimento de habilidades como o raciocínio lógico e o trabalho em equipe”, afirma Anália Gandini Pontelo, vice-diretora da Biblioteca Universitária e doadora do quebra-cabeça Mapa-múndi do século 17.
Cleide Vieira de Faria, coordenadora da Biblioteca Central, reforça que esse tipo de atividade é também uma forma de divulgar o Espaço de Leitura, local aberto a toda comunidade, interna e externa à UFMG. “Todos estão convidados a participar da montagem do quebra-cabeça e a usufruir do ambiente de interação proporcionado pelo Espaço de Leitura”, pontua.
A previsão é que, além do mapa-múndi do século 17, sejam disponibilizados no local, durante a Semana do Conhecimento, pelo menos outros dois quebra-cabeças para montagem coletiva.
Inaugurado em 2009 no primeiro andar da Biblioteca Central da UFMG, o Espaço de Leitura visa promover o acesso ao lazer e à informação por meio de um acervo diversificado, de atividades lúdicas, exposições e eventos que contribuam para o desenvolvimento cultural das comunidades interna e externa à UFMG. O espaço fica aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h.

