Comitê Nacional de Memória do Mundo da UNESCO lança edital 2017
Estão abertas, até o dia 31 de julho deste ano, as candidaturas ao Registro Nacional do Brasil no Programa Memória do Mundo da UNESCO, para o ano de 2017. Serão selecionados documentos ou conjuntos documentais de natureza arquivística e bibliográfica – inclusive documentos audiovisuais–, custodiados em território nacional, e de relevância para a memória da sociedade brasileira. Os formulários de candidatura, preenchidos, devem ser enviados exclusivamente em formato digital para o e-mail candidaturamowbrasil@arquivonacional.gov.br.
A coordenadora da Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da UFMG, Diná Araújo, empossada no Comitê Nacional do Programa Memória do Mundo em 2015, explica que participar desse processo seletivo é muito importante, já que, caso os documentos submetidos sejam selecionados, “o registro deles no Programa Memória do Mundo da UNESCO conferirá visibilidade mundial ao patrimônio avaliado e à instituição na qual ele se encontra”.
O resultado com o nome dos selecionados no edital de 2017 será divulgado no dia 9 de outubro, no site do Comitê MOW-Brasil. E no dia 7 de dezembro, os acervos elegidos receberão os certificados de nomeação e o selo que os identifica como acervos “Memória do Mundo da UNESCO”, a nível nacional, em cerimônia no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro. Os nomes desses acervos também constarão em Portaria do Ministério da Cultura, publicada no Diário Oficial da União.

