Carro-Biblioteca leva acolhimento e afeto ao Centro de Hemodiálise do Hospital das Clínicas da UFMG
Velas artesanais produzidas pelas mães das crianças em tratamento, em oficina do programa de extensão, serão vendidas na Feira Solidária da Hemodiálise nesta sexta-feira (3) na Faculdade de Medicina da UFMG

Oficina de velas fortalece vínculos entre as mães das crianças em tratamento. Imagem: arquivo Carro-Biblioteca
Semanalmente, bolsistas vinculadas ao Programa Carro-Biblioteca, da Escola de Ciência da Informação, levam conhecimento, alegria e afeto para as crianças em tratamento e os familiares que as acompanham no Centro de Hemodiálise do Hospital das Clínicas da UFMG. Conhecida como ‘Biblioterapia’, a prática de leitura em hospitais traz um momento de respiro e leveza para as rotinas desafiadoras dos pacientes.
Somada a essa iniciativa e idealizada pela bolsista do programa de extensão, Vera da Silva, a oficina de velas com as mães das crianças em tratamento é um momento para essas mulheres expressarem a criatividade, enquanto as crianças se aventuram no universo dos livros infantis durante a hemodiálise.
A produção das velas artesanais fortalece, ainda, os vínculos entre as famílias e traz a oportunidade de gerarem renda extra.
Feira solidária
Nesta sexta-feira (3), será realizada, na Faculdade de Medicina da UFMG, das 9h às 16h, a segunda Feira Solidária da Hemodiálise, com vendas das velas produzidas em oficina do Carro-Biblioteca e de outros produtos criados pelos pacientes e seus acompanhantes.
“A oficina para as mães nasceu da vontade de acolher e transformar realidades. Com imensa alegria, vamos participar da feira solidária com a venda das velas que simbolizam troca de informação, de cuidado e conhecimento compartilhado. Contamos com a participação de todos vocês para prestigiarem o nosso trabalho, fortalecendo nossa rede de solidariedade”, enfatiza a bolsita Vera da Silva.