Bibliotecários da UFMG lançam livro de poesias em formato de ficha catalográfica
'Ficha poética' é resultado da parceria entre os bibliotecários Leonardo Renault e Iris da Silva. Leonardo também publicou outras duas obras que dialogam com o imaginário das bibliotecas

Livro traz poesias em formato de ficha catalográfica
Durante a pandemia, com a intensa produção de fichas catalográficas – documentos com informações que ajudam a localizar um livro dentro do acervo – o bibliotecário Leonardo Renault, da Biblioteca da Faculdade de Ciências Econômicas, teve a ideia de escrever poesia nesse formato. Quando viu, em uma rede social, que a colega de profissão e amiga, Iris da Silva, bibliotecária da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, também gostava de escrever esse gênero literário, convidou-a para participar do projeto. O resultado dessa parceria foi a publicação de ‘Ficha Poética’, obra que, segundo os autores, dialoga com as vertentes de poesia conceitual, visual e outras correntes vanguardistas. “Foi mágico participar desse projeto. Achei genial a ideia do formato. O conteúdo do livro é bem diversificado: vai desde reflexões sobre bibliotecas, digital versus papel, até assuntos mais picantes e passionais e também o relato de uma experiência que tive de quase afogamento”, conta Iris.

‘Ficha poética’ aborda temas variados que vão de bibliotecas a amores platônicos
Ainda dentro do imaginário das coleções e bibliotecas, Leonardo publicou ‘O menino que colecionava’. A história tem como catalisador a busca por uma enciclopédia em meio a um mundo que tem a informação a um clique na internet. “O que está por trás desse contexto é o anacronismo de gerações e, ao mesmo tempo, uma crítica ao imediatismo, por vezes redutor, da internet, com informações pouco aprofundadas. É uma defesa também da leitura, das bibliotecas, do conhecimento, por assim dizer, em todas as suas formas, inclusive digitais”, afirma o autor.
Completando a tríade de publicações, o bibliotecário lançou também ‘A chegada do rei Arthur’. Com foco no público infantojuvenil, o texto aborda, de maneira lúdica, alguns conceitos científicos no mundo das crianças, tais como relatividade, física e valores sociais. Trata com sutileza o esforço cotidiano enfrentado pelos pais na criação de seus filhos, considerando a todo tempo a busca pelo”bem viver”.
“São muitos os desafios para os escritores brasileiros, mas a satisfação de um leitor – adulto ou criança – compensa todo o esforço. Para aqueles que querem publicar, sugiro que fiquem de olho nos editais de publicação e não se prendam a uma editora apenas. Sobretudo, sejam resilientes, perseverantes. Insistam!”, Leonardo orienta.
Para adquirir as obras do autor, entre em contato pelo e-mail lvrenault@gmail.com . ‘Ficha poética’ também pode ser adquirido pelo contato iris.silva@gmail.com

