Bibliotecário da UFMG escreve livro sobre o papel dos bibliotecários de referência na era das novas tecnologias

O bibliotecário Josiel Machado dos Santos, da Biblioteca do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, publicou e lançou, recentemente, o livro “O Bibliotecário de referência e as novas tecnologias”.
A obra traz reflexões sobre o papel do bibliotecário de referência como mediador da informação frente às novas tecnologias e investiga como esses profissionais – sobretudo os que atuam nas bibliotecas universitárias – utilizam as ferramentas virtuais para um atendimento eficaz ao usuário.
“O processo de escrita do livro, após muita pesquisa e leitura, acabou de proporcionando uma visão completamente diferente da que eu tinha a respeito do serviço de referência e, confesso, acabei me encantando. Tanto que hoje atuo justamente na seção de referência da Biblioteca do Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros”, explica Josiel.
Ele afirma que, enquanto profissionais da informação, os bibliotecários têm o compromisso de produzir conhecimento e dar visibilidade ao trabalho que realizam. “Nós, bibliotecários, também somos educadores e temos o dever de produzir, analisar e quantificar aquilo que nos rodeia”, pontua.
Josiel doou exemplares do livro “O Bibliotecário de referência e as novas tecnologias” para as bibliotecas do Instituto de Ciências Agrárias, da Escola de Ciência da Informação e para a Biblioteca Universitária. Em breve, o livro estará disponível para empréstimo no Sistema de Bibliotecas.

