Bibliotecária da UFMG recebe prêmio de melhor tese em Ciência da Informação

Carla Pedrosa / Biblioteca Universitária UFMG
Trinta anos de trabalhos dedicados à Escola de Música da UFMG – 21 deles à Biblioteca de lá –, e mais de seis anos de muito empenho na realização das pesquisas de mestrado e doutorado fazem parte da trajetória que levou a bibliotecária Kátia Lúcia Pacheco a receber o prêmio 2017 de melhor tese defendida na área de Ciência da Informação no Brasil. A premiação foi concedida pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (Ancib) no final deste ano.
Obra e instanciações na organização da informação musical: estudo da adequação do modelo conceitual FRBR é o título da tese premiada. Defendido na Escola de Ciência da Informação da UFMG em maio do ano passado, o estudo visa fornecer subsídios ao aprimoramento da representação bibliográfica dos documentos musicais em sistemas de recuperação da informação. Tudo isso sob o viés das premissas do modelo conceitual Functional Requirements for Bibliographic Records (FRBR) e do aporte do discurso da Filosofia da Música sobre a noção de obra.
A motivação para o desenvolvimento da pesquisa aflorou, segundo Kátia, com as reflexões que ela iniciou, durante o mestrado, sobre documentos musicais, e com a experiência por ela adquirida, ao longo dos vinte anos de prática profissional na Biblioteca da Escola de Música da UFMG. A pesquisa de doutorado, por sua vez, também impactou positivamente no seu trabalho enquanto bibliotecária.
“A tese ampliou e aperfeiçoou minha visão acerca das relações dos usuários com os documentos musicais. E melhorou não só a minha prática profissional, como também a dos meus colegas. O efeito multiplicador é visível. Fiquei muito emocionada por ter esse trabalho reconhecido e premiado”, afirma Kátia.
A premiação de teses e dissertações de relevância nacional em Ciência da Informação é realizada anualmente pela Ancib, sociedade civil sem fins lucrativos, que visa acompanhar e estimular as atividades de ensino de pós-graduação e de pesquisa nessa área do conhecimento.

