Biblioteca Universitária realiza primeiro seminário sobre acessibilidade em bibliotecas

Novo terminal de consulta da Biblioteca Central é para uso exclusivo de pessoas com deficiência visual ou com mobilidade reduzida.
Foto: Carla Pedrosa / Biblioteca Universitária UFMG
Destinado às pessoas com deficiência, aos servidores do Sistema de Bibliotecas da UFMG e demais interessados no tema, a Biblioteca Universitária realizará, nos dias 22 e 23 de agosto, o Primeiro Seminário Acessibilidade em Bibliotecas Universitárias.
O evento visa propiciar o compartilhamento de experiências, bem como discutir as limitações e potencialidades das bibliotecas universitárias para a promoção efetiva da cidadania da pessoa com deficiência. A programação começa às 9h e se encerra às 17h em ambos os dias de realização do seminário.
Serão ministradas palestras sobre a Lei Brasileira de Inclusão, sobre os recursos de acessibilidade no catálogo on-line da Biblioteca Universitária, e serão compartilhadas as experiências da Fundação Dorina Nowill, da ONG Mais Diferenças e do setor de braille daBiblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. Ao final do evento, será exibido, com recursos de acessibilidade, o filme O palhaço,dirigido e estrelado por Selton Mello.
O seminário é uma realização do Grupo de Trabalho Acessibilidade em Bibliotecas Universitárias, criado em 2016 pela diretoria do Sistema de Bibliotecas da UFMG. A partir de diagnóstico da situação das 25 bibliotecas da Universidade, o grupo se dedica a sensibilizar servidores e funcionários sobre a importância da acessibilidade física e atitudinal nesses espaços.
Para participar do evento, é necessário preencher o formulário de inscrição. Mais informações pelos telefones (31) 3409-4611 / 9735 e (38) 2101-7726 ou pelo e-mail dir@bu.ufmg.br
Clique aqui para conferir a programação completa.

