BU homenageia o Dia Nacional da Biblioteca com palestras on-line
A transmissão será feita no canal do YouTube UFMG Biblioteca

Desde o início da pandemia, os eventos da BU estão sendo realizados no canal da Biblioteca
Em homenagem ao Dia Nacional da Biblioteca, comemorado 9 de abril, a Biblioteca Universitária, com o apoio do Conselho Regional de Biblioteconomia da 6ª Região (CRB-6), organizou uma série de palestras on-line que acontecerão na quarta-feira da semana que vem (28), das 9h às 14h30. Todas elas serão ministradas por bibliotecárias da UFMG que farão relatos de experiências sobre atividades, estudos e serviços de destaque nas bibliotecas da Universidade.
Na primeira palestra, às 9h, Júlia Rocha relatará a experiência da construção de uma biblioteca digital na Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da UFMG. “A partir de alguns elementos chamados de “pontos chave” que foram reunidos em um estudo que eu realizei sobre o tema, mostrarei como é possível disponibilizar livros on-line com poucos recursos”, pontua.
Às 9h30, Izabel Antonina e Camila Silva apresentarão as ações para povoamento do Repositório Institucional da UFMG e as recentes mudanças no processo de autoarquivamento de trabalhos acadêmicos. Há poucas semanas, a equipe do Repositório divulgou, em parceria com a Biblioteca Universitária, novo vídeo sobre autoarquivamento de trabalhos acadêmicos no Repositório Institucional da UFMG (RI-UFMG), que traz o passo a passo dos novos procedimentos para depositar a versão final de teses, dissertações e monografias de especialização no Repositório. “Também pontuaremos, na apresentação, a ações futuras para gerenciamento e maior celeridade na divulgação dos resultados de pesquisa produzidos na Universidade”, completa Izabel.
Já na palestra das 10h, Gracirlei Maria relatará como tem sido a organização do agendamento para o serviço de empréstimo e devolução na Biblioteca da Escola de Engenharia. Também contará um pouco sobre a experiência de supervisão remota do estágio curricular durante a pandemia. “Eu digo que o trabalho remoto está sendo um grande desafio, em função de antes mantermos um contato direto com o público e muito vinculado ao espaço físico da biblioteca. Agora estamos tendo que reinventar nossos serviços e produtos para nos adaptarmos a essa realidade que nos foi imposta e atendermos da melhor maneira possível a nossa comunidade acadêmica”, afirma.
Na parte da tarde, às 14h, Gislene Rodrigues apresentará os produtos e serviços da Biblioteca da Física. “Vamos destacar, sobretudo, o marketing nas redes sociais, o trabalho de referência especializada ao pesquisador e a divulgação científica que fazemos”, pontua.
E para finalizar, às 14h30, Diná Araújo, Sabrina Fonseca e Magna dos Santos darão um destaque para a história da formação da primeira coleção de livros raros da UFMG. Também mostrarão como é feita a catalogação de livros raros e especiais e apresentarão o perfil do bibliotecário em coleções de artes. “Sobre esse perfil, vamos explicar, por exemplo, a necessidade do bibliotecário que vai trabalhar em coleções especiais ter conhecimentos sobre a história da arte, as técnicas de impressão e a história do livro. Além disso, vamos mostrar que esse profissional precisa saber associar todo esse universo das coleções especiais com o universo da catalogação, bem como fornecer essas informações para o público”, destaca Diná.
As apresentações serão transmitidas ao vivo no canal da Biblioteca Universitária no YouTube. Serão emitidos certificados de participação mediante assinatura da lista de presença virtual. Mais informações pelo e-mail dir@bu.ufmg.br. Confira a programação completa no Instagram da Biblioteca Universitária.

