Biblioteca Universitária é apresentada aos calouros da ECI

Thaís Leocádio / Biblioteca Universitária UFMG
O diretor da Biblioteca Universitária, Wellington Marçal de Carvalho, participou da recepção de calouros dos cursos de Biblioteconomia (diurno e noturno) e Arquivologia (noturno) da Escola de Ciência da Informação (ECI), que aconteceu na última terça-feira, 04 de fevereiro, no Auditório Azul da Unidade.
“A Biblioteca Universitária é responsável por assessorar cada uma das 25 bibliotecas, observando suas especificidades, para compor o Sistema de Bibliotecas”, introduziu o diretor que, em 2004, graduou-se em Biblioteconomia na ECI. A estrutura da Biblioteca Universitária, suas divisões, bem como os números ligados aos recursos humanos do Sistema foram apresentados por ele. Além disso, materiais informativos foram distribuídos, como o novo Guia do Usuário e o boletim Conexão Biblioteca.
“O conselho diretor é formado por dez professores, a vice-diretora, Anália, o diretor e um representante discente. Essa última função está vaga, deixo então o convite para que participem”. O diretor Wellington também convidou os estudantes a submeterem artigos para a próxima edição da revista “Bibliotecas Universitárias pesquisas, experiências e perspectivas”, com previsão de lançamento para novembro deste ano.
A apresentação do Sistema reforçou a posição dessa gestão, aberta a sugestões e críticas, “pois assim caminhamos para mais perto do que o Sistema deve ser”, afirmou.

Thaís Leocádio / Biblioteca Universitária UFMG
Quanto aos desafios do Sistema, Wellignton deixou claro que é necessário melhorar a adequação dos serviços aos portadores de necessidades especiais, refletir sobre as mudanças tecnológicas, revitalizar algumas bibliotecas e, também, levar em consideração os processos de internacionalização da Universidade.
Junto ao pedido para que conheçam o Espaço de Leitura – ambiente dedicado à leitura por prazer, localizado no 1º andar da Biblioteca Central – Wellington encerrou sua participação no evento sugerindo a leitura do livro “A questão dos livros – Passado, presente e futuro”, de Robert Darnton.

