Biblioteca UFMG recebe eventos sobre a comunidade surda
No “Setembro Azul”, mês em que a comunidade surda e instituições que atuam com a causa realizam vasta programação para divulgar a Libras e os movimentos em prol das escolas bilíngues, a Biblioteca Central da UFMG recebe a exposição itinerante Uma Viagem ao Mundo da Libras e o lançamento do livro Os três patetas surdos.
Uma Viagem ao Mundo da Libras
A mostra apresenta um percurso histórico, mitos e verdades sobre a língua de sinais no mundo e no Brasil, as lutas e cultura das comunidades surdas, bem como as legislações que regulamentam a Libras – Língua Brasileira de Sinais.
O objetivo da exposição é conscientizar o público-visitante sobre a importância de reflexões sobre a cultura e identidades da comunidade surda e sobre o uso da Libras como segunda língua para uma sociedade moderna e inclusiva.
“Uma viagem ao Mundo da Libras visa despertar o interesse sobre a história e as lutas enfrentadas pela comunidade surda para conquistar seu espaço, contribuindo para desmitificar (pré)conceitos, bem como para conscientizar a importância da Libras como veículo de inserção social da comunidade surda no Brasil. Dessa forma, pretendemos instigar reflexões para o rompimento das barreiras atitudinais, gerando assim transformações no panorama atual desta comunidade”, explica Lina Soares, coordenadora do projeto de extensão universitária Diálogos de Inclusão e curadora da mostra na Biblioteca Central.
O Projeto Diálogos de Inclusão está vinculado ao Cenex da Faculdade de Letras da UFMG, tendo como parceiros as pró-reitorias de Recursos Humanos e de Extensão, a Coordenadoria de Assuntos Comunitários, Apub, Sindifes, Nossacoop, entre outros.
A exposição pode ser visitada no terceiro andar da Biblioteca Central da UFMG, de 05 a 30 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h.
Os três Patetas Surdos
Como parte da programação do “Setembro Azul”, no Dia Nacional dos Surdos (26/09), haverá o lançamento do livro Os três Patetas Surdos, do cartunista e desenhista Lucas Ramon – Tikinho.
A história em quadrinhos retrata a convivência de três amigos surdos: Tikinho, Tetinho e Fefinho e foi adaptada para a comunidade surda. “Ao pesquisar sobre o assunto, fui descobrindo técnicas para fazer os cenários, os lugares… Percebi que não haveria necessidade, por exemplo, de ter esses balõezinhos com texto, porque a pessoa surda é visual. Aí procurei desenvolver técnicas que pudessem ter esse efeito (visual), desenhando as histórias e fazendo adaptações”, contou Lucas Ramos em entrevista que foi ao ar no dia 20 de abril deste ano, na Rádio UFMG Educativa.
Para conferir a entrevista completa, clique aqui.

