Biblioteca da Escola de Música guarda raridades do universo do violão
Partituras do violonista e compositor Mozart Bicalho, LPs, fotos, cartas e gravações compõem o acervo
A Biblioteca da Escola de Música da UFMG coleciona importantes títulos: é a maior biblioteca com acervo musical no estado de Minas Gerais e possui uma das maiores coleções sobre violão do país.
Reúne cerca de vinte e seis mil itens impressos e manuscritos, entre partituras, livros – incluindo uma biografia da Elza Sorares autografada e com marca de batom dela – teses e dissertações.
Com a aquisição das plataformas de livros eletrônicos feita pelo Sistema de Bibliotecas da UFMG no ano passado, também disponibiliza várias obras on-line. Destacam-se, entre elas, ‘The Sociology of Art’, ‘Music, Sexuality and the Enlightenment in Mozart’s Figaro’, ‘Music Therapy in Special Education’ e ‘The Dynamics of Music Psychotherapy’.
A Biblioteca da Escola de Música conta, ainda, com discos em vinil, DVDs e CDs, dos mais variados estilos musicais, que podem ser ouvidos em uma vitrola retrô, e com um scanner planetário para digitalização.
Acervo de violão
Doado pela família do colecionador José Pascoal Guimarães para a Biblioteca da Escola de Música da UFMG no ano passado, o acervo de violão guarda cerca de dez mil partituras, manuscritas e impressas, e aproximadamente mil LPs, além de fotos, gravações, discos, cartas, entre outros documentos e objetos relacionados ao violão e sua história — principalmente em Minas Gerais.
Entre as preciosidades da coletânea, estão as partituras do violonista e compositor Mozart Bicalho, com quem Pascoal participou de saraus, inclusive com a presença da cantora e compositora Clara Nunes. Também se destaca, no acervo, a gravação de vídeo feita por José Pascoal durante uma visita que recebeu do grande violonista carioca, já falecido, Raphael Rabello. A filmagem foi fonte de pesquisa da dissertação Raphael Rabello e Odeon de Ernesto Nazareth, defendida por Alvimar Liberato na pós-graduação da Escola de Música da UFMG em 2007.
“A coleção José Pascoal tem sido bastante consultada desde a vinda para a Biblioteca. Já existe um projeto em curso, redigido pelo professor Fernando Araújo, para captar recursos e equipamentos próprios para conferir o conteúdo dos filmes e fitas de rolo presentes na coletânea. É um acervo que tem grande potencial para muitos desdobramentos de pesquisa”, aponta a bibliotecária Rachel de Oliveira.
O mestrando Roger Deboben é um dos pesquisadores que está se debruçando sobre essas inúmeras potencialidades .”As partituras, gravações, recortes de jornais e demais itens possibilitam resgatar o contexto histórico e sociocultural do cenário da música da época. Na minha dissertação, focarei na importância do acervo para a preservação da memória cultural e artística do violão mineiro, mais precisamente em Belo Horizonte”, conta.
Consultas à coleção José Pascoal podem ser agendadas pelo e-mail bib@musica.ufmg.br. Mais informações pelo telefone (31)3409-4712.