Acervo bibliográfico de Lúcia Casasanta é transferido para a Divisão de Coleções Especiais

Carla Pedrosa / Biblioteca Universitária UFMG
Em janeiro deste ano, livros da coleção Lúcia Casasanta foram transferidos da Biblioteca da Faculdade de Educação (FAE) para a Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da UFMG (Dicolesp). A localização dos livros no catálogo on-line foi atualizada neste mês de abril pela Divisão de Tratamento e Tecnologia da Informação da Biblioteca Universitária.
Diná Marques, coordenadora da Dicolesp, explica que a transferência faz parte da Política de Desenvolvimento de Acervos da BU (2015). “Essa política indica o recolhimento de acervos especiais para a Divisão de Coleções Especiais, com o objetivo de oferecer tratamento especializado de conservação e ainda manter o acesso ao público ao acervo”, aponta Diná.Ela esclarece também que foi transferido apenas o acervo bibliográfico. Os documentos arquivísticos permanecem na FAE.
A biblioteca pessoal da professora Lúcia Casasanta foi doada por sua família ao Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Faculdade de Educação da UFMG (Ceale) em 1990. O acervo permite recuperar a trajetória de estudos da educadora mineira e ainda mostra a produção didática e teórica sobre a aprendizagem da leitura e da escrita a partir da década de 1920.
Lúcia Monteiro Casasanta (1908-1989) foi uma das fundadoras da Escola de Aperfeiçoamento de Minas Gerais. A educadora criou o “Método Global de Contos”, que propõe uma maneira lúdica de aprender a ler e a escrever a partir de pequenas histórias. Os contos adaptados por Lúcia e utilizados na alfabetização foram publicados em cinco livros que compõem “As mais belas histórias”.
Para consultar o acervo bibliográfico de Lúcia Casasanta entre em contato com a Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da UFMG pelo telefone (31)3409-4615 ou pelo e-mail colesp@bu.ufmg.br

