Exposição ‘Afonso X e Galícia’

Todos os volumes da coletânea ‘Cantigas de Santa Maria’, de autoria atribuída a D. Afonso X, o Sábio, estão disponíveis para consulta na exposição. Obras foram traduzidas pela professora homenageada Ângela Vaz Leão. Foto: Carla Pedrosa/Biblioteca Universitária UFMG
Na noite da última sexta-feira (27), a Biblioteca Professor Rubens Costa Romanelli, da Faculdade de Letras da UFMG (Fale), realizou a abertura da exposição ‘Afonso X e Galícia’, para ilustrar a coletânea de livros ‘Cantigas de Santa Maria’, lançada no mesmo dia no Centro de Memória da Fale e traduzida por Ângela Vaz Leão, professora emérita homenageada. Falecida em março de 2024, em Belo Horizonte, aos 101 anos, Ângela manteve-se intelectualmente ativa até quase o fim da vida.
Como parte das atividades em homenagem a ela, a mostra ‘Afonso X e Galícia’ pretende lançar luz sobre a figura histórica de Afonso X, rei de Castela, Leon e Galícia (1252-1284), de modo objetivo: os seus avatares políticos, o seu labor cultural e a sua relação com a Galícia, extensamente documentada desde a sua infância. Uma peregrinação múltipla: vida, obra e presença na Galicia, por meio de documentos, testemunhos arqueológicos, literários e musicais, trazendo para o presente a história e a cultura do período medieval.
Promovida pelo Conselho de Cultura Galega, com a colaboração da Junta da Galícia, a exposição está aberta à visitação até o dia 27 de julho de 2025, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h.