Histórico
O Laboratório de Conservação da Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Universitária (LabCon) foi criado a partir do projeto “Instalação definitiva e adequação do espaço físico do acervo de obras raras e especiais da UFMG com vistas à conservação e acesso”, contemplado com fomento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no ano de 2008. Ele é administrado pela Biblioteca Universitária da UFMG, a partir da gestão da Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Universitária, e tem coordenação científica e técnica de especialista do campo do Patrimônio Cultural. O LabCon é um laboratório multiusuário da Biblioteca Universitária da UFMG cadastrado na PNIPE (Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa) do MCTI: https://pnipe.mcti.gov.br/laboratory/32115

Missão
– Desenvolver ações de preservação para os acervos antigos, especiais e raros sob a salvaguarda da Biblioteca Universitária da UFMG.
– Por sua natureza multi e interdisciplinar no campo do Patrimônio Cultural o LabCon busca fortalecer a interlocução interdisciplinar e interinstitucional, promovendo a integração entre pesquisadores, docentes, técnicos e discentes. Sua proposta técnico-científica contempla diferentes campos do conhecimento: Arquivologia, Artes Visuais, Artes Gráficas, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis, História, Letras, Museologia e áreas afins, reafirmando a missão do laboratório, enquanto espaço multiusuário, com a produção de saberes colaborativos e o avanço das práticas de preservação, conservação e restauração de acervos da UFMG.

Objetivos
O LabCon é um espaço para formação, reflexão crítica, pesquisa, aprimoramento e apoio técnico-científico. Seus objetivos são:
– Desenvolver conservação preventiva e curativa do acervo de coleções especiais e obras raras da Biblioteca Universitária UFMG integradas às ações de ensino, pesquisa e extensão.
– Atuar como centro consultivo de referência para questões de preservação de acervos do Sistema de Bibliotecas da UFMG.
– Apoiar espaços culturais da UFMG em questões de preservação de acervos (avaliação, diagnósticos, digitalização, conservação).
– Apoiar atividades de pesquisa, ensino e extensão da UFMG relacionadas aos acervos científicos, culturais e históricos.

Comitê Gestor
– Coordenação Administrativa: Izabel Antonina de Araújo e Wellington Marçal de Carvalho – Diretoria da Biblioteca Universitária da UFMG.
– Gestão: Júlia Rocha – Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Universitária da UFMG.
– Coordenação técnico-científica: Diná Marques Pereira – Coordenadoria de Patrimônio Cultural da Pró-Reitoria de Cultura da UFMG.
– Comissão de ensino, pesquisa e extensão:
Alexandre Cruz Leão – Escola de Belas Artes, UFMG
Fabrício José Nascimento da Silveira – Escola de Ciência da Informação
José Francisco Guelfi Campos – Diretoria de Arquivos Institucionais, UFMG
Fábia Pereira Lima – Centro de Comunicação, UFMG

Comitê de usuários
1. Ana Carolina Motta Rocha Montalvão – Representante comunidade externa
2. Ana Paula Alves Meneses – Escola de Ciência da Informação, UFMG
3. André Leandro Gonçalves Silva – Museu de História Natural e Jardim Botânico, UFMG
4. Fabrício Fernandino – Escola de Belas Artes, UFMG
5. Franciéle Carneiro Garcês da Silva – Representante comunidade externa, UFPA
6. Giulia Villela Giovani – Espaço Acervo Artístico Pró-Reitoria de Cultura, UFMG
7. Gustavo Las Casas Provetti Gomes – Representante discente pós-graduação, UFMG
8. Juliana Xavier de Castro – Coordenadoria de Patrimônio Cultural da Pró-Reitoria de Cultura, UFMG.
9. Marcos Volpin Jr. – Diretoria de Arquivos Institucionais, UFMG.
10. Nathália Pereira dos Santos Ferreira – Representante discente graduação, UFMG
11. Sabrina Rodrigues Fonseca – Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Universitária, UFMG

Telefones contato: 31.3409.6432 | 31.3409.4615
E-mail: conservacao@bu.ufmg.br

Controle de acesso e controle de uso do LabCon
O uso do LabCon é destinado para ações de preservação das coleções especiais e livros raros da Biblioteca Universitária da UFMG. Contudo, seu uso também é aberto para ações de ensino, pesquisa e extensão da comunidade interna e externa da UFMG, a partir das regras a seguir:
– A solicitação de uso do LabCon deve ser feita via email, com antecedência de, no mínimo, 15 dias antes do início de cada semestre letivo da UFMG.
– O uso do LabCon é aberto para comunidade interna e externa da UFMG e está condicionado à agenda global de ações/programas/projetos em andamento. Por este motivo, o agendamento de ações de novos usuários será baseado na disponibilidade de horários/datas disponíveis.
– O uso dos equipamentos de digitalização é realizado, obrigatoriamente, após treinamento oferecido pela equipe gestora do LabCon.
– Os usuários devem seguir as regras de procedimentos de circulação, análise, diagnóstico e documentação de obras adotadas pelo LabCon.
– Os usuários devem seguir as regras de uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
– O acesso às salas do LabCon é feito a partir de controle das chaves que são repassadas somente para usuários autorizados. Apenas a equipe gestora do LabCon realiza o controle de chaves para os usuários.
– Em caso de conservação de documentos, a provisão dos materiais de conservação e EPI é responsabilidade do usuário solicitante.
– Em caso de digitalização de documentos, a provisão dos materiais de conservação para a preparação prévia e EPI é responsabilidade, obrigatória, do usuário solicitante.
– Não é permitida a entrada e permanência de documentos nas salas do LabCon sem a devida listagem e autorização prévia.,
– Os usuários não podem entrar nas salas do LabCon com bolsas e objetos pessoais. Bolsas e objetos pessoais devem ser guardados no escaninho individual por usuário, na entrada da Biblioteca.
– Não é permitido o consumo de alimentos e de líquidos nas salas do LabCon (sala de conservação e sala de digitalização).
– Não são permitidas visitas sem agendamentos.

Agendamento on-line
O agendamento de uso das salas do LabCon deve ser feito, exclusivamente, por e-mail (conservacao@bu.ufmg.br) direcionado ao Comitê Gestor, aos cuidados de Júlia Rocha. O pedido de agendamento deve indicar:
1. Nome da instituição/unidade
2. Objetivo do uso
3. Proposta de ensino, pesquisa ou extensão (anexar programa ou projeto);
4. Coordenador/responsável
5. Indicação do espaço a ser usado: sala de conservação e/ou sala de digitalização
6. Período de uso: horário inicial – horário final/dia(s) e data inicial e data final
7. Número de pessoas que precisam ter acesso ao laboratório
8. Em caso de conservação de documentos: anexar listagem de todos os documentos que serão temporariamente armazenados no LabCon.
9. Em caso de conservação e/ou digitalização de acervos, anexar listagem de todos os documentos que serão temporariamente armazenados no LabCon.

Localização
Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras (Dicolesp), no prédio da Biblioteca Central, 1º andar (sala 108 A ) e 4º andar, sala 414.
O LabCon ocupa duas salas na Dicolesp. Uma sala para higienização, acondicionamento e conservação curativa de documentos gráficos. Esta sala foi adaptada para a realização de tratamentos de conservação a seco e aquosos.
A outra sala do LabCon, devido às exigências técnicas para captura de imagens, é exclusiva para processos de digitalização. A partir de ampliação de infraestrutura tecnológica para digitalização, esta sala será transferida para espaço maior para acolher equipamentos, scanners, mobiliários e equipes de trabalho.

Equipamentos
Scanner Zeutschel A3
Scanner robô (ScanRobot 2.0)
Mesa de umidificação com sucção

Mesas higienizadoras
Câmara de desinfestação de pequeno porte

ATUAÇÃO

Cultura
O LabCon busca fortalecer os programas, projetos e ações da Cultura na UFMG, sob a forma de conservação de documentos, cursos de curta duração, palestras, workshops voltados à comunidade interna e externa da UFMG, colaborando com preservação, digitalização e difusão de acervos.
Atuação do LabCon em programas, projetos e ações de preservação:
– Preservação e Acesso a Acervos Culturais e Artísticos da UFMG, Edital Finep 2024, – subprojeto “Acervos Artísticos da UFMG” – ProCult UFMG.
– Preservação e Acesso a Acervos Culturais e Artísticos da UFMG, Edital Finep 2024 – subprojeto “Acervos UFMG: Tiradentes e Diamantina” – ProCult UFMG.
– Exposição de longa duração “Tiradentes Passado Presente” do Museu Casa Padre Toledo: 2024-2025.- ProCult UFMG.
– Conservação curativa: aquarelas de Friedrich Hagedorn Coleção Brasiliana UFMG, 2019 – Diretoria de Ação Cultural
– Projeto “Memória do Pão de Santo Antônio: imprensa tipográfica em Diamantina”, financiado pela Associação do Pão de Santo Antônio/Petrobras/FUNDEP, com a participação de alunos do curso de Conservação-Restauração através de estágios de bolsa de Iniciação Científica e equipe da Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da BU.

Ensino
No âmbito de suas atividades de ensino, o LabCon acolhe disciplinas teóricas e práticas voltadas à área de Conservação-Restauração de Documentos Gráficos, constituindo-se como um espaço de formação, experimentação e reflexão crítica. As atividades integram docentes, discentes, monitores e técnicos especializados, promovendo o diálogo entre ensino, pesquisa e extensão.
Trabalho de conclusão de curso de graduação em parceria com o LabCon:
Creuza Daniely dos Reis. A conservação-restauração de um volume não encadernado: o caso do exemplar de O Recreador Mineiro pertencente à Biblioteca Universitária, 2019. (Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) – Universidade Federal de Minas Gerais. Orientação: Alice Gontijo.
Janes Mendes Pinto. Restauração de uma encadernação do séc. XVI. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) – Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Ana Carina Utsch Terra.
Nathalia Vieira. Restauração de uma encadernação do séc. XIX: teoria e pratica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Conservação-restauração bens culturais Móveis) – Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Ana Carina Utsch Terra.
Samara Asevedo. Board reattachment: tipologias de degradação e tratamentos de acervos bibliográficos para o caso de charneiras rompidas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) – Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Ana Carina Utsch Terra.
Vívian Santiago Lima. Bibliologia e Conservação-Restauração de Acervos Bibliográficos: uma mínima intervenção. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) – Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Ana Carina Utsch Terra.

Extensão
O LabCon busca fortalecer programas, projetos e ações de extensão, sob a forma de cursos de curta duração, palestras, mostras e workshops voltados à comunidade interna e externa da UFMG, colaborando com a ampliação do horizonte de recepção da pesquisa científica, fortalecendo a relação entre ensino, pesquisa e extensão e desenvolvendo atividades voltadas à popularização da ciência.
Programas e projetos de extensão:
– Projeto Livros Raros e Especiais. (2011- ). Coordenadora: Diná Marques Pereira.
– Projeto Acervo Festival de Inverno da UFMG. (2012- ). Coordenador: Fabrício Fernandino.
– Projeto Espaço Acervo Artístico UFMG: gestão, preservação, pesquisa e difusão. (2024- ) Coordenadora: Giulia Villela Giovani -.ProCult UFMG
– Programa de alfabetização digital, informacional, midiática e literária de adolescentes mulheres em Moçambique e Brasil. (2024- ). Coordenadora: Ana Paula Meneses Alves – ECI-UFMG.
– Coleção Livro de Artista da EBA/UFMG. (2016-2024). Coordenador: Amir Brito Cador – EBA-UFMG.
– Projeto Acesso, divulgação e preservação da produção intelectual da UFMG. (2018- ). Coordenadora Administrativa: Izabel Antonina de Araújo.

Pesquisa
O LabCon apoia, nos âmbitos físico e técnico-científico, diferentes projetos de pesquisa desenvolvidos a partir da Biblioteca Universitária, Diretoria de Arquivos Institucionais, espaços de cultura da Pró-Reitoria de Cultura da UFMG e Rede de Museu, abrangendo, igualmente, ações dos grupos de pesquisa vinculados, propostas de iniciação científica e pesquisas de discentes de pós-graduação. A abordagem interdisciplinar se expressa na participação dos professores, laboratórios parceiros, grupos de pesquisa vinculados a outras unidades da UFMG e externos.
Projetos realizados com a participação do LabCon
– Projeto História do Livro e Conservação-Restauração de Acervos bibliográficos: um inventário de bibliografia material (séc. XV-XIX), com o apoio do CNPq e com a participação de alunos através de bolsa de Iniciação Científica. Coordenadora: Ana Utsch
– O Testamento de Martim Afonso de Sousa: tesouros do Setor de Obras Raras da UFMG. O projeto realizou exposição e publicação de fac-símile, com textos críticos, do Testamento de Martim Afonso de Sousa. O documento, em pergaminho, recebeu tratamento de conservação no CECOR, é parte do acervo do Setor de Obras Raras da Biblioteca Universitária da UFMG. Teve o financiamento do CNPq. Coordenadora: Junia Ferreira Furtado.
– Pesquisa e Organização da informação – Museu Clube da Esquina. Coordenador: Adalson de Oliveira Nascimento.

Laboratório multiusuário
Acervos científicos, culturais e históricos que realizam/realizaram atividades de ensino, pesquisa e extensão no LabCon:

Comunidade interna da UFMG
– Acervo Curt Lange – Escola de Música
– Acervo de Escritores Mineiros – Faculdade de Letras
– Centro de Memória da Faculdade de Farmácia
– Centro de Memória da Faculdade de Medicina
– Espaço Acervo Artístico – ProCult UFMG
– Centro de Comunicação
– Diretoria de Arquivos Institucionais
– Acervo Festival de Inverno – ProCult UFMG
– Espaço do Conhecimento – ProCult UFMG
– Biblioteca da Física UFMG
– Instituto Casa da Glória – Instituto de Geociências da UFMG
– Biblioteca da Faculdade de Direito da UFMG
– Biblioteca da Faculdade de Medicina da UFMG
– Biblioteca da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG
– Biblioteca da Faculdade de Letras da UFMG
– Biblioteca da Escola de Belas Artes da UFMG
– Biblioteca do Instituto de Ciências Exatas da UFMG
– Biblioteca da Escola de Música da UFMG
– Biblioteca da Faculdade de Educação
– Rede de Museus e Espaços Culturais da UFMG
– Biblioteca do Museu de HIstória Natural e Jardim Botânico da UFMG
– Museu de HIstória Natural e Jardim Botânico da UFMG
– Centro de Memória da Faculdade de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG
– Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG
– Biblioteca do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG
– Repositório Institucional UFMG
– Biblioteca do Colégio Técnico da UFMG

Comunidade externa:
– Acervo Clube da Esquina
– Hemeroteca Pública do Estado de Minas Gerais
– Associação do Pão de Santo Antônio (Diamantina)

PRODUÇÕES

Produção científica
ARAÚJO, Diná Marques Pereira; FERREIRA, Aline Rabello. Coleção Memória Intelectual da Universidade Federal de Minas Gerais: considerações sobre a guarda do Arquivo da Assessoria de Segurança e Informações. Revista Extensão, v. 2, p. 61-76, 2012.
ARAÚJO, Diná Marques Pereira. A biblioteca do mestre: Coleção Arduíno Bolivar. Cadernos de História, v. 14, p. 81-97-97, 2013.
GONCALVES, W. B. ; ARAÚJO, D. M. P. ; FERREIRA, C. C. Uso de critérios de raridade e valoração de acervo no gerenciamento de riscos em acervos bibliográficos raros e especiais. In: X Encontro Nacional de Acervo Raro, 2016, Rio de Janeiro. Anais da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2016. v. 132. p. 333-346.
AZEVEDO, F. C. ; HANNESCH, O. ; LINO, L. A. S. ; ARAÚJO, D. M. P. Diretrizes para o Planejamento Digitalização de Livros Raros e Especiais. Netherlands: IFLA Rare Books and Special Collections, 2015. (Tradução).
ARAÚJO, Diná Marques Pereira. Hemeroteca Digital. In: Ana Utsch; Flávio Vignoli; Janes Mendes Pinto; Maria Dulce Barbosa; Sônia Queiroz. (Org.). Museu Tipografia Pão de Santo Antônio: patrimônio gráfico entre ação e preservação. 1ªed.Diamantina, MG: Associação Pão de Santo Antônio, 2015, p. 63-66.
FURTADO, Junia Ferreira. (Org.). O Testamento de Martim Afonso de Sousa e de Dona Ana Pimentel no Acervo do setor de Obras Raras da UFMG. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.
GONCALVES, W. B.; ARAÚJO, D. M. P. ; SILVEIRA, R. V. ; MACHADO, A. E. A. C. ; MORAES, C. S. ; OLIVEIRA, L. L. S. ; TORRES, M. A. L. . O estado da arte do patrimônio na América Latina (subtema 2): documentação, conservação e restauração – conservação preventiva e prevenção de risco. Brazilian Journal of Development, v. 7, p. 43808-43828, 2021.
GONCALVES, W. B. ; ARAÚJO, D. M. P.; SILVEIRA, R. V. ; MACHADO, A. E. A. C. ; MORAES, C. S. ; OLIVEIRA, L. L. S. ; TORRES, M. A. L. . Diagnóstico do entorno e envoltórias do edifício da Biblioteca Central da UFMG, visando a preservação do acervo de obras raras. In: 4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil / 1º Simpósio Científico ICOMOS-LAC, 2021, Rio de Janeiro. Anais do 4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. Recife: Even 3, 2021. v. 1. p. 1-22.
ARAÚJO, Diná Marques Pereira. Conservação preventiva: monitoria de acervo antigo e a pandemia coronavírus. In: Coleções especiais em tempos de pandemia: ações para gestão, segurança e preservação, 2021, Rio de Janeiro. Coleções Especiais. Rio de Janeiro: Cadernos de Informação Jurídica, 2021. v. 7. p. 78-82.
CARVALHO, W. M.; PONTELO, A. G. G. ; ARAÚJO, D. M. P. Segurança patrimonial em bibliotecas universitárias: relato de experiência no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais. Anais da Biblioteca Nacional, v. 140, p. 91-102, 2022.

Produção técnica-científica
Diagnósticos
ARAÚJO, Diná Marques Pereira. Diagnóstico de Conservação: acervo arquivístico Campus Cultural Tiradentes UFMG. Belo Horizonte: LabCon Biblioteca Universitária, 2020. (Relatório técnico).
ARAÚJO, Diná Marques Pereira. Diagnóstico de Conservação: Biblioteca da Faculdade de Medicina da UFMG. Belo Horizonte: LabCon Biblioteca Universitária, 2020. (Relatório técnico).
ARAÚJO, Diná Marques Pereira. Diagnóstico de Conservação: documentos Casa da Glória IGC-UFMG. Belo Horizonte: LabCon Biblioteca Universitária, 2020. (Relatório técnico).
ARAÚJO, Diná Marques Pereira. Diagnóstico de Conservação: Biblioteca do Departamento de Física da UFMG. Belo Horizonte: LabCon Biblioteca Universitária, 2019. (Relatório técnico).
ARAÚJO, Diná Marques Pereira. Diagnóstico e proposta de tratamento de conservação aquarelas de Friedrich Hagedorn: acervo artístico UFMG. Belo Horizonte: LabCon Biblioteca Universitária, 2019.(Relatório técnico).
ARAÚJO, Diná Marques Pereira. Embalagem de transporte para devolução do Livro da Irmandade de Santa Cecília: Acervo Curt Lange UFMG. Belo Horizonte: LabCon Biblioteca Universitária, 2017. (Relatório técnico).
ARAÚJO, Diná Marques Pereira. Laudo técnico de conservação: livros e obras de arte sobre papel: exposição Portinari, Cervantes, Drummond. Belo Horizonte: LabCon Biblioteca Universitária, 2017. (Relatório técnico).
ARAÚJO, Diná Marques Pereira. Laudo técnico de conservação: obras raras UFMG. Belo Horizonte: LabCon Biblioteca Universitária, 2017. (Relatório técnico).
ARAÚJO, Diná Marques Pereira. Relatório visita técnica Biblioteca: Campus Cultural UFMG em Tiradentes. Belo Horizonte: LabCon Biblioteca Universitária, 2017. (Relatório técnico).
ARAÚJO, Diná Marques Pereira. Diagnóstico de Conservação: Livros Raros da Faculdade de Direito da UFMG. Belo Horizonte: LabCon Biblioteca Universitária, 2016. (Relatório técnico).
ARAÚJO, Diná Marques Pereira. Laudo técnico de conservação: livros e obras de arte sobre papel: exposição Acervo Curt Lange. Belo Horizonte: LabCon Biblioteca Universitária, 2016. (Relatório técnico).
ARAÚJO, Diná Marques Pereira. Laudo técnico de conservação: livros e obras de arte sobre papel: Exposição 90 anos UFMG. Belo Horizonte: LabCon Biblioteca Universitária, 2016. (Relatório técnico).
ARAÚJO, Diná Marques Pereira. Tratamento de Conservação: pintura em tela: Coleção Marco Antonio Dias UFMG. Belo Horizonte: LabCon Biblioteca Universitária, 2016. (Relatório técnico).

Conservação e conservação curativa
ARAÚJO, Diná Marques Pereira. Tratamento de Conservação: pintura em tela: Coleção Marco Antonio Dias UFMG. Belo Horizonte: LabCon Biblioteca Universitária, 2016. (Conservação curativa).
ARAÚJO, Diná Marques Pereira. Conservação preventiva: aquarelas de Friedrich Hagedorn Coleção Brasiliana UFMG. Belo Horizonte: LabCon Biblioteca Universitária, 2019. (Conservação curativa).
ARAÚJO, Diná Marques Pereira; FERREIRA, Aline Rabello; CAMARGOS, Camila Henrique M. Conservação coleção de ex-libris UFMG. Belo Horizonte: LabCon Biblioteca Universitária, 2012. (Coordenação de equipe).
ARAÚJO, Diná Marques Pereira. Conservação preventiva: Arquivo da Assessoria de Segurança e Informações na UFMG. Belo Horizonte: LabCon Biblioteca Universitária, 2011. (Coordenação de equipe).

Cursos de curta duração
ARAÚJO, Diná Marques Pereira. Atualização sobre protocolos de segurança contra Covid-19 em bibliotecas, arquivos e museus. Belo Horizonte: LabCon Biblioteca Universitária, 2021.
ARAÚJO, Diná Marques Pereira. Coleções especiais em afrobrasilidades: documentos gráficos raros/especiais e conservação preventiva. Belo Horizonte: LabCon Biblioteca Universitária, 2021.
ARAÚJO, Diná Marques Pereira. Pandemia e novos protocolos de trabalho: impactos sobre as atividades de bibliotecas, arquivos e museus. Belo Horizonte: LabCon Biblioteca Universitária, 2020.
ARAÚJO, Diná Marques Pereira. Pandemia e novos protocolos de trabalho: impactos sobre as atividades de bibliotecas, arquivos e museus. Belo Horizonte: LabCon Biblioteca Universitária, 2020.
ARAÚJO, Diná Marques Pereira. Conservação de Acervos Bibliográficos. Belo Horizonte: LabCon Biblioteca Universitária, 2019.
ARAÚJO, Diná Marques Pereira. Princípios de Descrição Bibliográfica. Belo Horizonte: LabCon Biblioteca Universitária, 2018.
ARAÚJO, Diná Marques Pereira. Conservação e pequenos reparos de acervos bibliográficos no Sistema de Bibliotecas da UFMG. Belo Horizonte: LabCon Biblioteca Universitária, 2017.
ARAÚJO, Diná Marques Pereira. Manutenção e Limpeza em Bibliotecas. Belo Horizonte: LabCon Biblioteca Universitária, 2017.
ARAÚJO, Diná Marques Pereira. Obras Raras e Especiais na UFMG. Belo Horizonte: LabCon Biblioteca Universitária, 2017.
ARAÚJO, Diná Marques Pereira. Preservação de documentos: coleções especiais e livros raros. Belo Horizonte: LabCon Biblioteca Universitária, 2017.
ARAÚJO, Diná Marques Pereira. Conservação: acondicionamento de fotografias, Belo Horizonte: LabCon Biblioteca Universitária, 2016.
ARAÚJO, Diná Marques Pereira. Conservação: acondicionamento de mapas. Belo Horizonte: LabCon Biblioteca Universitária, 2016.
ARAÚJO, Diná Marques Pereira. Preservação e conservação de documentos. Belo Horizonte: LabCon Biblioteca Universitária, 2016.
ARAÚJO, Diná Marques Pereira. Manutenção de limpeza em bibliotecas. Belo Horizonte: LabCon Biblioteca Universitária, 2014
ARAÚJO, Diná Marques Pereira. Identificação de livros raros e antigos. Belo Horizonte: LabCon Biblioteca Universitária, 2013
ARAÚJO, Diná Marques Pereira. Manutenção e Limpeza de Bibliotecas. Belo Horizonte: LabCon Biblioteca Universitária, 2011.
ARAÚJO, Diná Marques Pereira. Introdução às técnicas de acondicionamento e conservação de acervos raros. Belo Horizonte: LabCon Biblioteca Universitária, 2010.

Manuais
ARAÚJO, Diná Marques Pereira. Introdução às técnicas de acondicionamento e higienização de livros raros e especiais: atividades da Oficina de Conservação da Divisão de Coleções Especiais. Belo Horizonte: LabCon Biblioteca Universitária, 2010.
ARAÚJO, Diná Marques Pereira. Colaboradoras: Magna Lucia dos Santos e Sabrina Rodrigues Fonseca. Manual de procedimentos: etiquetas para identificação individual de documentos em coleções bibliográficas especiais. Belo Horizonte: LabCon Biblioteca Universitária, 2018.

PARCERIAS
As ações de cultura, ensino, extensão e pesquisa realizadas no LabCon, a partir de programas e projetos, apresentam benefícios para a preservação dos acervos científicos, culturais e históricos da UFMG e, também, para a capacitação de recursos humanos e realização de pesquisas. A seguir estão listadas as parcerias do LabCon.

Laboratórios parceiros
– Campus Cultural UFMG em Tiradentes (PROCULT): https://pnipe.mcti.gov.br/laboratory/31834
– Espaço Acervo Artístico (PROCULT): https://pnipe.mcti.gov.br/laboratory/31686
– Espaço do Conhecimento UFMG (PROCULT) – https://pnipe.mcti.gov.br/laboratory/31603
– Laboratório de Conservação-Restauração de Documentos Gráficos e Fílmicos (LaGrafi – EBA): https://pnipe.mcti.gov.br/laboratory/31915
– Laboratório de Culturas e Humanidades digitais (LabCult/PPGCI/UFMG)
– Laboratório de Documentação Científica por Imagem da Universidade Federal de Minas Gerais (iLab – EBA): https://pnipe.mcti.gov.br/laboratory/31951
– Laboratório de Tridimensionalidade – Arte Digital (EBA)
– Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (MHNJB): https://pnipe.mcti.gov.br/laboratory/31672

Grupos de Pesquisa
– Grupo de Estudos Interdisciplinares da Raridade Documental (GEIRD)
– Imagem Científica (EBA-UFMG)
– Núcleo de Estudos do Pensamento Impresso (EBA-UFMG)
– Núcleo de Estudos Preservação e seus Meios (UFMG/UFOP)
– Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Recursos, Serviços e Práxis Informacionais (NERSI-ECI-UFMG)

Programas de Pós-Graduação
– Ciência da Informação (PPGCI)
– História (PPGH)
– Comunicação Social (PPGCOM)
– Artes (PPGArtes)