Com cerca de 850 obras, a coleção de Livro de Artista da UFMG é a maior do Brasil. Fundada em 2009, a partir da doação de um conjunto de livros de Alex Flemming, Guto Lacaz, Marilá Dardot e Paulo Bruscky, é composta por doações de artistas do Brasil, Inglaterra, França, Dinamarca, entre outros.

Sobre o livro de artista

O Livro de Artista é criado para ser uma obra de arte em forma de livro. Tendo início nos anos 60, hoje o movimento é muito conhecido entre artistas, bibliófilos e apreciadores das diversas formas de arte. O Brasil é um grande produtor desse tipo de obra, tendo Rosângela Rennó e Paulo Bruscky como alguns dos expoentes.

Coleção de livros de artista da UFMG

É composta por livros dos séculos 20 e 21 e é a primeira coleção exclusiva com essa temática em uma biblioteca de universidade pública no Brasil. Na coleção é possível encontrar muitos itens raros, como o primeiro Livro de Artista produzido no Brasil, em 1967, por Álvaro de Sá, e um dos treze únicos exemplares do livro “Sumaré”, do artista Alex Flemming, que se destaca pelas fotografias e pela grandeza. Além disso, pode ser apreciada a compilação completa da Revista Artéria, feita por Omar Khouri e Paulo Miranda, que soma dez edições inusitadas em seus 40 anos de existência.

Localização

Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da UFMG
Quarto andar da Biblioteca Central

Normas de acesso

Consulta com agendamento. Para atendimento na sala de pesquisa, é necessário apresentar documento de identificação com foto.

Contatos

(31) 3409-4615
colesp@bu.ufmg.br

Site

https://colecaolivrodeartista.wordpress.com/

Catálogo

Clique aqui para ver o catálogo da coleção de livros de artista.