Com cerca de 1.400 obras e mais de 300 revistas de artista, a Coleção Livro de Artista da UFMG é a maior coleção pública do tipo na América Latina. Fundada em 2009, a partir da doação de um conjunto de livros de Alex Flemming, Guto Lacaz, Marilá Dardot e Paulo Bruscky, é composta por doações de artistas do Brasil, Inglaterra, França, Chile, entre outros.

Sobre o livro de artista

O Livro de Artista é uma obra de arte em forma de livro. Tendo início nos anos 60, hoje o movimento é muito conhecido entre artistas, bibliófilos e apreciadores das diversas formas de arte. O Brasil é um grande produtor desse tipo de obra, tendo Rosângela Rennó e Paulo Bruscky como alguns dos expoentes.

Coleção de livros de artista da UFMG

É composta por livros dos séculos 20 e 21 e é a primeira coleção exclusiva com essa temática em uma biblioteca de universidade pública no Brasil. Na coleção é possível encontrar muitos itens raros, como obras dos pioneiros Aloísio Magalhães e Wlademir Dias-Pino, e um dos treze únicos exemplares do livro “Sumaré”, do artista Alex Flemming. Além disso, pode ser apreciada a coleção quase completa da revista Artéria, editada por Omar Khouri e Paulo Miranda, que soma onze edições inusitadas em seus 40 anos de existência.

Localização

Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da UFMG
Quarto andar da Biblioteca Central

Normas de acesso

Consulta com agendamento. Para atendimento na sala de pesquisa, é necessário apresentar documento de identificação com foto.

Contatos

(31) 3409-4615
colesp@bu.ufmg.br

Site

https://eba.ufmg.br/colecaolivrodeartista/

Catálogo

Clique aqui para ver o catálogo da coleção de livros de artista.