O dramaturgo, diretor, ator e escritor João das Neves doou, em 2017, parte do seu acervo pessoal, cuja temática principal é o teatro.
Contemplado com diversos prêmios, como o Molière, Bienal Internacional de São Paulo, Associação Paulista de Críticos de Arte, Golfinho de Ouro e Quadrienal de Praga, João das Neves manteve-se em atividade teatral de forma permanente e inovadora, desde os tempos de criação do Centro Popular de Cultura e do Teatro Opinião, na década de 1960, até o seu falecimento em 2018.

Acervo

Entre os cerca de oito mil itens da coleção doada por João das Neves, encontram-se fotografias de peças teatrais, cadernos de viagens do dramaturgo, materiais audiovisuais, livros e vasta documentação do Teatro Arena, no Rio de Janeiro. Todo o acervo revela a paixão e comprometimento que o autor, ator e diretor brasileiro sempre teve pelo teatro ao longo dos seus mais de oitenta anos de vida. Engajamento este expresso em obras que retratam questões socioculturais do Brasil. Como escreve a dramaturga e diretora Cida Falabella, em texto divulgado no catálogo do Festival de Inverno de 2017: “Operários, negros, índios, sertanejos, gente comum que não é vista nos palcos: é dessa matéria viva e pulsante que o teatro de João das Neves se alimenta, com o intuito de transformar e interferir na realidade”.

Localização

Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da UFMG
Quarto andar da Biblioteca Central

Normas de acesso

Consulta com agendamento. Para atendimento na sala de pesquisa, é necessário apresentar documento de identificação com foto.

Contatos

(31) 3409-4615
colesp@bu.ufmg.br

Catálogo

O catálogo da coleção de João das Neves está em desenvolvimento e será disponibilizado em breve.