O Acervo Africano foi criado em 2012 e tem por objetivos: fomentar a internacionalização da UFMG na África, aprimorando continuamente sua capacidade de integração em redes acadêmicas voltadas à cooperação internacional; incrementar as atividades de cooperação acadêmica entre a UFMG e instituições de ensino superior africanas e centros de estudos africanos em diversos continentes; congregar pesquisadores, da UFMG e de outras instituições de ensino superior, que desenvolvam pesquisas pertinentes à África, ou realizadas com a participação de pesquisadores africanos.

As obras pertencentes ao Acervo são produzidas, prioritariamente, por autores e editores africanos e afro-americanos. Elas têm sido adquiridas em diferentes países da África, como Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Cabo Verde, e da América, como Brasil e Colômbia. Trata-se de acervo único no país, que pretende servir como referência para pesquisadores interessados na história da África e da diáspora e está disponível para consulta interna.

Localização

Quarto andar da Biblioteca Central da UFMG

Horário de Funcionamento

8 às 12h e 14 às 19h

Normas de acesso

O Acervo Africano pode ser consultado internamente durante o horário de atendimento, com a supervisão dos bolsistas. Não é permitido o empréstimo de material, somente sua retirada para cópia, mediante apresentação e retenção de documento de identidade.

Fale conosco

www.ufmg.br/dri/cea
Agendamento prévio de visitas e consultas por e-mail: colesp@bu.ufmg.br
Telefone (31)3409.3276