O Acervo Curt Lange da UFMG é composto pelo arquivo pessoal do musicólogo Francisco Curt Lange (1903-1997), que foi integrado à UFMG no ano de 1995. Abrigado pela Biblioteca Universitária da UFMG, sob a coordenação da Escola de Música, reúne um dos mais importantes conjuntos de fontes documentais relacionados à música das Américas, desde repertórios e estudos da música no período colonial à música do século 20, tendo repercussão internacional. Todo esse Acervo encontra-se organizado em treze séries e subséries: bibliográfica; correspondência; vida; partituras; instrumentos musicais; instrumentos de trabalho; registros audiovisuais; iconografia; documentos raros; documentos de pesquisa; catálogos, programas e similares; homenagens; e lembranças.

Em termos administrativos, este acervo tem um coordenador geral e conta com o apoio consultivo de um Conselho Curador, composto por professores e funcionários de várias áreas pertinentes ao funcionamento do Acervo – como Música, Arquivologia, História, Biblioteconomia e Museologia – permitindo uma orientação interdisciplinar.

Localização

Quarto andar da Biblioteca Central

Normas de acesso

Solicitamos ao pesquisador interessado que agende sua visita com um prazo mínimo de uma semana de antecedência. Para agilizar o atendimento, sugerimos que o pesquisador informe o tema de sua pesquisa e os documentos que pretende pesquisar. Para entrar em contato, pode-se utilizar o endereço eletrônico curtlangeacervo@gmail.com ou o telefone (31) 3409-4419.

  • A visita ao acervo, bem como o manuseio dos documentos, só será possível com o acompanhamento de um responsável designado pela coordenação do acervo, no horário das 9h às 17h, de segunda a sexta.
  • Para consultar os documentos do acervo, é obrigatório o preencher o formulário de pesquisa, que será fornecido pelo responsável.
  • É de responsabilidade do pesquisador manusear adequadamente os documentos e zelar pela conservação dos mesmos. Solicitamos aos pesquisadores que tragam luvas de plástico (látex ou similares), necessárias para o manuseio adequado dos documentos.
  • Não será permitido o empréstimo domiciliar de quaisquer itens do acervo.
  • As solicitações de reprodução devem ser feitas por escrito, através de formulário próprio, que pode ser obtido no site do Acervo ou pessoalmente. A reprodução de documentos do Acervo Curt Lange será feita de acordo com os seguintes critérios:
    – as solicitações que impliquem em direitos autorais devem ser acompanhadas de autorização por escrito do(s) autor(s) ou de herdeiro(s) direto(s). O Acervo Curt Lange oferece um modelo de autorização como sugestão, caso o pesquisador precise.
  • Cabe ao pesquisador utilizar seu próprio equipamento para copiar documentos de seu interesse, respeitando os critérios de direitos autorais acima mencionados, bem como os critérios de procedimento da reprodução. Visando a construção conjunta de um banco digital de documentos, e fortalecendo ainda mais a política de cooperação entre o Acervo e seus pesquisadores, solicitamos a estes que disponibilizem ao Acervo Curt Lange, uma cópia de todo material digitalizado.
  • Não é permitido fumar ou ingerir alimentos e/ou bebidas nas instalações do Acervo Curt Lange.

Fale conosco

(31) 3409-4419
curtlangeacervo@gmail.com
www.bu.ufmg.br/clange