Em 07 de setembro de 1974 foi inaugurado o Centro de Estudos Históricos Brasileiros, com o objetivo de reunir documentos, coleções de livros e periódicos e receber pesquisadores interessados em História do Brasil. Com a transferência da gestão da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade para a UFMG, em 1997, várias ações foram propostas para o fomento de atividades de pesquisa e extensão em várias áreas do conhecimento. Em 2019, o Centro de Estudos e Biblioteca do Campus Cultural UFMG em Tiradentes foi reinaugurado tendo como principais objetivos o desenvolvimento, a divulgação e a promoção de atividades formativas, de pesquisas, extensão e de cultura priorizando temáticas relevantes para a cidade de Tiradentes e região que articulam-se em áreas abrangentes como Artes, Arquitetura, História, Meio Ambientes, Patrimônio, Turismo, entre outras. Nosso propósito é de que possa promover cooperação científica, integrando membros e grupos de pesquisa vinculados à UFMG e outras instituições nacionais e internacionais.
Uma das funções estruturantes do Centro de Estudos e Biblioteca do Campus Cultural UFMG em Tiradentes é a guarda, a preservação e o acesso à coleções bibliográficas. Para isso, o espaço reúne um importante acervo, composto por seis coleções, adquiridas pela UFMG e pela FRMFA. Estas se encontram em fase de catalogação na Base de Dados Pergamum, seguindo os parâmetros de coleções especiais da instituição.
Coleção Centro de Estudos da Fundação Rodrigo Melo Franco de Andrade
Sua primeira coleção foi um conjunto de 2000.000 microfichas de documentos datados do século XVII e XIX, advindos do Arquivo Ultramarino de Lisboa e também do Arquivo Quai D’orsay de Paris, pertencente ao Ministério do Exterior. A parte bibliográfica foi formada e acrescida ao longo dos anos por doações de autores e entidades, e compreendem assuntos sobre a cidade de Tiradentes, cidades circunvizinhas, história, gastronomia, fotografia, artes, etc.
Coleção Miguel Lins
Miguel Monteiro de Barros Lins (1911-1995) formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1933 e fundou seu escritório na capital carioca. Sua biblioteca particular foi legada ao Centro de Estudos da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade, em razão do seu carinho pela cidade de Tiradentes. Seu pai, Edmundo Lins, foi o primeiro Juiz da Comarca. Seu acervo bibliográfico é composto por livros, dicionários, panfletos em inglês, francês e português, incluindo exemplares de literatura francesa, russa e portuguesa, além de biografias, história geral, psicologia, religião e poesia. Possui também alguns exemplares da famosa Coleção Bibliothèque de la Pleiade, confeccionados em papel de bíblia e formato de bolso.
Coleção Affonso Ávila
Affonso Celso Ávila (1928-2012) foi pesquisador, ensaísta e poeta brasileiro de grande reconhecimento nacional. Foi diretor do Centro de Estudos Mineiros (CEM/UFMG) em 1969 e também diretor da Revista Barroco, entre os anos de 1969 e 1996. Seu acervo bibliográfico, adquirido pela UFMG em 2013, é constituído por livros nacionais e estrangeiros, coleções de revistas, separatas especiais de periódicos, relatórios, catálogos, partituras, recortes, dentre outros. Para a catalogação foram mantidas as divisões seguindo a lógica de organização da sua biblioteca original: Mineiriana, Brasiliana e Barroco.
Coleção Mari Baiocchi
Mari de Nasaré Baiocchi é graduada em História e Geografia pela Universidade Federal de Goiás (1966), com várias especializações. Mestre em Arqueologia (1972) e Doutora em Antropologia Social (1981) pela Universidade de São Paulo (USP), também é precursora da antropologia aplicada. A coleção doada pela pesquisadora à UFMG reflete seu conhecimento e base teórica para as múltiplas pesquisas realizadas ao longo de sua vida profissional. Constituída por livros, periódicos, panfletos, dicionários, anais de congressos, etc. a coleção reúne títulos diversos das ciências sociais e humanas com destaque para o estudos indigenistas e quilombolas.
Coleção Melânia Silva de Aguiar
Melânia Silva de Aguiar (1939-2016) graduou-se em Letras Neolatinas em 1962 e doutorou-se em Literatura Brasileira pela UFMG, em 1973. Realizou pós-doutorado na Universidade de Sorbonne Nouvelle, Paris (1993/1994) e na Universidade de Lisboa (1994). Foi professora da Faculdade de Letras da UFMG (1991) e, posteriormente, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. A coleção doada pela família à UFMG é diversificada, composta por livros, periódicos, separatas de periódicos, dicionários, com ênfase em literatura comparada, literatura brasileira, crítica textual e poesia, que evidenciam suas pesquisas sobre o período setecentista em Minas Gerais.
Coleção Márcia de Moura Castro
Márcia de Moura Castro (1918-2012) dedicou-se ao colecionismo e à pesquisas sobre as artes sacras e objetos de religiosidade popular. Destaca-se sua magnífica coleção de ex-votos composta por 344 peças, considerada uma das mais completas do gênero no país, adquirida pelo IPHAN e exposta no Museu de Congonhas. Sua coleção bibliográfica foi doada pela família à UFMG, e é constituída por livros, catálogos, guias de museus, anais, periódicos, panfletos e dicionários que abordam temas diversos como arte, artesanato, literatura francesa, literatura portuguesa, história nacional, cultura geral e de Minas Gerais, ex-votos e seus contextos socioculturais.
Consulta ao acervo
Para consulta ao acervo e demais informações os interessados devem enviar solicitação para o e-mail: bibliotecaculturalufmg@gmail.com
Informações gerais
Horário de atendimento
Funcionamento das 8h30 às 16h (segunda a sexta).
Visitas de turistas estão liberadas.
Endereço
Rua Padre Toledo, 158. Tiradentes / MG
Telefone
(31) 98411-6205
E-mail
bibliotecaculturalufmg@gmail.com
Site
https://www.ufmg.br/campustiradentes/index.php/centro-de-estudos-e-biblioteca/
Bibliotecária responsável
Magda Medeiros