O acervo do ICB escreveu sua história em “fragmentos” que acabaram por garantir uma consistência invejável. Esse percurso começa no ano de 1969, quando, em uma casa alugada na praça Hugo Werneck, a Biblioteca de Graduação deu os primeiros passos. Enquanto isso, a primeira Biblioteca de Pós-Graduação, a de Bioquímica, foi instalada no prédio da Faculdade de Medicina, e o acervo de Biologia Geral, no antigo prédio da Fafich, no bairro Santo Antônio.
A partir de 1976, as unidades, que posteriormente formariam a Biblioteca do ICB, passaram por um intenso processo de mudanças. As bibliotecas de Graduação, Parasitologia e Microbiologia, por exemplo, foram realocadas para a Faculdade de Medicina, ao mesmo tempo em que a de Bioquímica saía de lá para o prédio do ICB no Campus Pampulha. Aos poucos, os demais acervos seguiram o mesmo caminho, num processo de fusão.
Na década de 1980, a Biblioteca de Graduação do ICB foi transferida para a Biblioteca Central. E em 2014, o acervo da pós-graduação também foi transferido para a mesma Biblioteca, permanecendo nesse espaço até o início de 2022. A Biblioteca de Pós-graduação do ICB foi reinaugurada em abril deste ano, com intuito de oferecer serviços para auxiliar o trabalho dos pesquisadores.
Acervo
O acervo físico da Biblioteca é composto de teses e dissertações defendidas nos programas de Pós-Graduação do ICB e também de obras de referência na área de Ciências Biológicas.
Com proposta moderna, a Biblioteca oferece um espaço para pesquisa e estudo, tendo como foco o acervo virtual, disponível em bases de dados.
Informações gerais
Horário
Funcionamento das 8h às 22h (segunda a sexta-feira).
Localização
Localizada no quarto andar do ICB, no Bloco G4, em frente ao elevador.
Telefones
(31) 3409-2528 / (31) 3409-2529 (Atendimento)
(31) 3409-2979 (Coordenação/ Referência)
E-mail
bib@icb.ufmg.br
Equipe
Jéssica Patrícia Silva de Sá – Bibliotecária
Rafael Gonçalves Dias – Bibliotecário