Em 1911, foi criado o curso de Farmácia, anexo ao de Odontologia. Desde então, as duas escolas realizaram um verdadeiro passeio arquitetônico pela cidade de Belo Horizonte – passaram pela Praça da Liberdade, Rua Timbiras, Rua Conde de Linhares – até o desmembramento das faculdades em 1963. A Faculdade de Odontologia permaneceu no bairro Cidade Jardim, no chamado “Prédio Velho”, e a de Farmácia passou para a Avenida Olegário Maciel, no bairro Santo Agostinho, e foi nomeada Biblioteca Professor Lair Remusat Rennó. Somente em 2004 a Faculdade de Farmácia foi transferida para o Campus Pampulha. E em 2011, comemorou seu centenário com o lançamento do livro “Faculdade de Farmácia da UFMG: 100 anos (1911-2011)”.
O homenageado
Diplomado pela Escola de Odontologia e Farmácia de Minas Gerais, Lair Remusat Rennó dedicou-se à pesquisa e ensino, passando pela Física, Farmacognosia e Botânica, área pela qual se dedicou até o final da vida. Na UFMG, foi agraciado com várias medalhas e diplomas pelos inúmeros e valiosos trabalhos que realizou. Entre eles, desenvolveu uma importante pesquisa sobre esquistossomose, que auxiliou no combate à doença. Pelo alto valor da contribuição desse estudo, Lair recebeu a Medalha“Pirajá da Silva”. Deixou, como legado, uma produção bibliográfica composta por 35 obras variadas entre artigos, livros e teses, que fazem parte do acervo da Biblioteca de Farmácia.
Acervo
A Biblioteca de Farmácia possui obras nas áreas de Ciências Farmacêuticas, Medicamentos e Assistência Farmacêutica, Análises Clínicas e Toxicológicas e Ciência e Tecnologia de Alimentos.
Abriga também obras raras de caráter bibliográfico, que fazem parte do acervo do Centro de Memória da Faculdade de Farmácia (Cemefar). Possui, ainda, um acervo de periódicos com preciosidades como o primeiro número da Revista de Farmácia e Bioquímica da UFMG, datado de 1969.
Personagem ilustre
Poeta, contista e cronista brasileiro, considerado por muitos o mais influente poeta brasileiro do século 20, Carlos Drummond de Andrade graduou-se na Escola de Odontologia e Farmácia de Belo Horizonte em 1925. Devido à sua formação acadêmica, na comemoração dos 75 anos de criação do curso de Farmácia, em 1986, Drummond foi homenageado com uma placa na Biblioteca com os seguintes dizeres do próprio autor: “Se procurar bem, você acaba encontrando não a explicação (duvidosa) da vida, mas a poesia (inexplicável) da vida”.
Informações gerais
Horário
Funcionamento das 7h30 às 22h (segunda a sexta-feira).
Endereço
Av. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha
Belo Horizonte – MG
Telefones
(31) 3409-6731 (Empréstimo)
(31) 3409-6732 (Processamento Técnico/Referência)
(31) 3409-6734 (Chefia)
(31) 3409-6734 (Apoio Administrativo/Comut/Periódicos)
(31) 3409-6735 (Processamento Técnico/Referência)
E-mail
bibfar@farmacia.ufmg.br
Site
http://www.farmacia.ufmg.br/biblioteca/
Coordenadora
Luciene Aparecida Costa – Bibliotecária-chefe (Referência/Processamento Técnico)
Equipe
Aline Guimarães Amorim – Bibliotecária (Referência/Periódicos)
Cantídio Lelis Pereira – Analista de Tecnologia da Informação
Darlene Teresinha Schuler – Bibliotecária (Referência/Processamento Técnico)
Edis Tiago Teixeira – Auxiliar administrativo
Leandro da Conceição Borges – Bibliotecário (Referência/Processamento Técnico)
Luciene Aparecida Costa – Bibliotecária (Referência/Processamento Técnico)
Maria das Graças Nazaré Carillo – Auxiliar administrativo