Em 1892 foi fundada, em Ouro Preto, a Faculdade Livre de Direito de Minas Gerais. Mudou-se para a nova capital, Belo Horizonte, em 1898, e foi instalada na Praça da República – hoje Praça Afonso Arinos – em 1901. Em 1927, foi integrada à Universidade de Minas Gerais (UMG). Cinquenta anos depois, em 1977, foram inaugurados, na Biblioteca da Faculdade de Direito, os pavilhões Lincoln Prates e Assis Chateaubriand, os setores de obras raras e o processamento técnico. Em 1984, a Biblioteca foi nomeada em homenagem póstuma ao professor emérito Lydio Bandeira de Mello. O prédio atual da Biblioteca foi inaugurado em 1994, com fachada interna inspirada no antigo casarão que abrigou a Faculdade de Direito até fins da década de 50.
O homenageado
Grande filósofo e jurista, Lydio Bandeira de Mello foi também professor universitário em Belo Horizonte. Segundo a Revista da Faculdade de Direito da UFMG, “suas inesquecíveis aulas, construídas sobre invejável didática e profundos conhecimentos, ficaram para sempre como marcos na memória de seus alunos”. Na homenagem que concedeu o nome dele à Biblioteca, o argumento do então diretor, Ariosvaldo Pires, era imbatível: ninguém publicou 56 livros como Lydio, em toda a história da Faculdade.
Acervo
A Biblioteca da Faculdade de Direito possui mais de 60 mil exemplares de livros, sendo que 95% são da área jurídica. Os outros 5% são de filosofia, economia, sociologia e educação. A Biblioteca possui, ainda, o acervo do falecido Dr. Jequiriçá, 12 bases de dados em CD-ROM e mais de mil títulos de periódicos nacionais e estrangeiros. Abriga também o Memorial Casa de Afonso Pena, com reprodução da antiga fachada da Faculdade em Ouro Preto, e abrigava, até 2017, o Museu Memorial do Livro Jurídico, transferido para a Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da UFMG, no quarto andar da Biblioteca Central.
Direito a Prosa, Verso Poesia & Cia
Criado em 2016 pela bibliotecária Andrea Brandão, o projeto“Direito a Prosa, Verso Poesia & Cia” promove encontros literários para divulgar as produções artísticas da comunidade acadêmica e de convidados. Em 2016, homenageou o cartunista Ziraldo, que se formou em 1957 com a última turma da Casa de Afonso Pena, prédio que abrigava a Faculdade antes de surgirem os edifícios Villas-Boas e Valle-Ferreira. A homenagem marcou a comemoração dos 125 anos da Vetusta Casa.
Informações gerais
Horário de funcionamento
Funcionamento das 7h às 22h (segunda a sexta-feira).
Serviços
As teses e dissertações deverão ser consultadas no catálogo do Repositório Institucional: https://repositorio.ufmg.br
Para solicitar certidão de nada consta, ficha catalográfica, baixa de multas, acesso a acervos especiais e emissão de GRU, envie um e-mail para:
bib-referencia@direito.ufmg.br
Endereço
Av João Pinheiro, 100 – Centro
Belo Horizonte – MG. CEP: 30130-180
Telefones
(31) 3409-8668 (Chefia)
(31) 3409-8671 (Atendimento)
(31) 3409-8662 (Periódicos)
(31) 3409-8663 (Obras raras / Memória)
(31) 3409-8664 (Processamento Técnico)
(31) 3409-8669 (Catalogação)
(31) 3409-8672 (Catalogação)
E-mails
bib@direito.ufmg.br (Chefia)
bib-catalogacao@direito.ufmg.br (Catalogação)
doacaoreuse@direito.ufmg.br (Doações de livros)
bib-referencia@direito.ufmg.br (Atendimento e Malote)
memorialcasadeafonsopena.mcap@direito.ufmg.br (Memorial Casa de Afonso Pena)
Site
http://www.direito.ufmg.br/
Coordenadora
Adriana Soares Viana – Bibliotecária
Equipe
Andréa de Paula Brandão Martins – Bibliotecária
Álamo Chaves de Oliveira Pinheiro – Bibliotecário
Fernanda Costa Rodrigues – Bibliotecária
Júnio Martins Lourenço – Bibliotecário
Luís Fernando Amâncio – Assistente Administrativo
Luiz Aldo da Silva Santos – Auxiliar Administrativo
Meire Luciane Lorena Queiroz – Bibliotecária
Rosana Matias de Souza – Bibliotecária
Rommel Dos Santos Machado – Auxiliar Administrativo
Sandra Antônia dos Santos – Assistente Administrativo
Suely Margareth dos Santos – Bibliotecária
Vera Lucia Aparecida Rezende – Secretária Executiva