Ilustração Botânica: comemoração dos 50 anos do ICB
Até o dia 30 deste mês de junho é possível conferir, na entrada da Biblioteca Central, exposição com ilustrações de espécies da flora brasileira traçadas em aquarela e grafite por ex-alunos do curso de extensão em Aquarela Botânica da UFMG.
Criado em 2005, o curso de Aquarela Botânica completa uma década este ano e é um dos poucos existentes em Minas Gerais. A exposição na Biblioteca Central busca divulgar o material produzido no projeto, atualmente coordenado por Marcus Antônio Ferreira.
As representações iconográficas da flora, produzidas no curso, são utilizadas por pesquisadores da área em publicações científicas, trabalhos acadêmicos e auxiliam na documentação de espécies em extinção.
As ilustrações científicas permitem uma representação mais detalhada da flora, para além do que as fotografias conseguem registrar. Marcus afirma que “as tecnologias jamais serão capazes de alcançar o nível de detalhamento que um bom ilustrador consegue captar, através da observação minuciosa e aprofundada das espécies estudadas”.

