Biblioteca da Física comemora 40 anos

Foto: Lídia Maria de Andrade / Departamento de Física UFMG
Há exatas quatro décadas, era criado o Centro de Documentação do Departamento de Física, embrião da atual Biblioteca. Para celebrar essa data, no dia 24 deste mês de novembro, será realizado, no Auditório 3 do ICEX (2° andar),a partir das 14h, o lançamento do e-book Biblioteca Manoel Lopes de Siqueira: Trajetórias.
Idealizado pela Biblioteca da Física, o catálogo artístico de fotos contou com a colaboração da pesquisadora Lídia Maria de Andrade, que produziu as fotografias, e de Ludmila Andrade Rennó, graduada em Jogos Digitais, ex-bolsista responsável pelo layout e diagramação do catálogo.
A publicação, cujo site comemorativo já está disponível, tem o apoio da Diretoria do ICEx, da Chefia do Departamento de Física e da Clio Gestão Cultural e Editora.
Quarenta anos de história
Estrategicamente situada em área de ampla circulação, a Biblioteca da Física, como afirma o professor da UFMG, Mário Mazzoni, é “local de busca e troca de ideias, fonte de inspiração e ambiente que convida-nos a admirar e respeitar o trabalho de mulheres e homens na construção do conhecimento científico”.
Desde a sua criação, em 1977, passou por várias transformações. Em 1998,por exemplo, a Biblioteca foi automatizada, junto com as demais unidades do Sistema de Bibliotecas da UFMG. Dez anos depois, inaugurou a coleçãode Obras Especiais. A mais antiga delas,Traité élémentaire de physique, de Adolphe Ganot, é datada de 1887.
Há dez anos, em 2007, a Biblioteca foi nomeada em homenagem ao engenheiro Manoel Lopes de Siqueira. Ele foi chefe do Departamento de Física da UFMG por duas vezes – de 1975 a 1977 e de 1986 a 1988 –, época em que contribuiu para a formação do acervo e da infraestrutura da Biblioteca do Departamento.
E para registrar a história da produção científica do curso de Física da UFMG, em 2011 foi realizada a exposição Memória, decorrente de um projeto permanente e contínuo de coleta, incorporação ao acervo e divulgação de livros e de produções científicas dos docentes do Departamento de Física.
“A missão da Biblioteca é contribuir para a qualidade do ensino da pós-graduação em Física da UFMG, além de auxiliar na produção intelectual do Departamento, bem como na formação, organização, gestão e preservação do acervo científico”, explica Gislene Rodrigues, coordenadora da Biblioteca.

