Novas gestoras do Sistema de Bibliotecas tomam posse

Da esq. para a dir.: Anália Gandini (vice-diretora do Sistema de Bibliotecas na gestão passada), Alessandro Moreira (vice-reitor), Sandra Almeida (reitora), Kátia Pacheco (nova diretora do Sistema de Bibliotecas), Sindier Alves (nova vice-diretora). Foto: Carla Pedrosa
As bibliotecárias Kátia Lúcia Pacheco (Escola de Música) e Sindier Antônia Alves (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas) foram empossadas pela reitora Sandra Goulart Almeida, na direção do Sistema de Bibliotecas da UFMG, para a gestão 2018-2020. Elas passam a ocupar, respectivamente, os cargos de diretora e vice-diretora. A solenidade de posse ocorreu na noite desta quinta-feira, 12, no quarto andar do prédio da Biblioteca Central.
Estiveram presentes na cerimônia, a reitora Sandra Goulart Almeida e o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira, professores, servidores e demais integrantes do Sistema de Bibliotecas da UFMG e da administração superior da Universidade.

Foto: Júlia Duarte / UFMG
A diretora eleita, Kátia Lúcia Pacheco, em seu discurso, lembrou que “os tempos não são fáceis no Brasil. Estamos em alto mar revolto, porém não à deriva”. Ela destacou que, com a união da “equipe altamente qualificada do Sistema de Bibliotecas”, é possível superar os desafios e colaborar para que a UFMG permaneça entre as universidades mais bem conceituadas do país. Kátia pontuou, para tanto, a necessidade de se pensar uma nova maneira de atuar junto aos usuários das bibliotecas, capacitando-os na utilização de fontes de informação confiáveis. A nova diretora também enfatizou a “responsabilidade social das bibliotecas na criação de espaços de cultura, lazer e desenvolvimento da cidadania”.

Foto: Júlia Duarte / UFMG
Durante a solenidade, a reitora Sandra Goulart fez um agradecimento especial à gestão passada do Sistema de Bibliotecas, que se dispôs a fazer parte da equipe do reitorad: “Agradeço ao Wellington (Marçal de Carvalho) e à Anália (Gandini Pontelo) por estarem sempre conosco nos momentos difíceis pelos quais nós passamos”. E ao dar as boas vindas à nova diretoria, a reitora acrescentou: “para ampliar essa parceria com o Sistema de Bibliotecas, contamos com a colaboração de vocês (Kátia e Sindier) na construção conjunta da nossa Universidade. Em tempos difíceis, é importante que estejamos juntos na luta pelos valores democráticos e republicanos”. Ela finalizou o discurso com uma citação do geógrafo Milton Santos: “‘A força da alienação vem dessa fragilidade dos indivíduos, quando apenas conseguem identificar o que os separa e não o que os une’. Estamos em um momento em que precisamos estar juntos e de mãos dadas”, concluiu.
Confira as trajetórias profissionais e acadêmicas das novas gestoras do Sistema de Bibliotecas:
Kátia Lúcia Pacheco (diretora)
Graduada em Biblioteconomia, possui especialização em Organização da Informação em Contextos Digitais, mestrado e doutorado em Ciência da Informação pela UFMG. Começou a trabalhar na Universidade Federal de Minas Gerais em 1987, como datilógrafa, e, antes de assumir o cargo de gestora da Biblioteca Universitária, era coordenadora da Biblioteca da Escola de Música. Participou da Congregação da Escola de Música da UFMG, dos Conselhos Diretor e Técnico do Sistema de Bibliotecas e das Comissões de Reestruturação e de Dimensionamento do Sistema. Possui publicações em anais de eventos, periódicos nacionais e internacionais. Foi membro do corpo editorial de periódicos nacionais e participou de bancas de trabalhos acadêmicos (TCC, Mestrado e Doutorado). Recentemente, recebeu o prêmio de melhor tese concedido pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação.Participou de eventos nacionais e internacionais de Biblioteconomia e também da organização de eventos nacionais da área. Foi presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia da 6ª Região e diretora administrativa no Conselho Federal de Biblioteconomia.
Sindier Antônia Alves (vice-diretora)
Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná. Possui especialização em Psicopedagogia, pela Ferlagos; em Políticas Públicas, pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG; e em Democracia, República e Movimentos Sociais, pela mesma Faculdade. É mestre em Estudos de Linguagens, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, e doutoranda em Educação, pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal. Antes de assumir o cargo de vice-diretora do Sistema de Bibliotecas, trabalhava, desde 1966, como bibliotecária da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, atuando como catalogadora, bibliotecária de referência e coordenadora do Grupo de Trabalho de Circulação do Sistema de Bibliotecas da UFMG. É vice-coordenadora do projeto de extensão “Biblioteca Escolar Formando os Agentes”, da Escola de Ciência da Informação da UFMG, e professora da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais. Coordenou a Comissão de Bibliotecas Escolares do Conselho Regional de Biblioteconomia da 6ª Região, de 2012 a 2017, e participou da organização de eventos da área de Biblioteconomia

