Portal de Periódicos da UFMG apresenta avanços e perspectivas em encontro com editores
Reunião aconteceu na tarde da última segunda-feira, 2 de junho, no auditório do quarto andar da Biblioteca Central da UFMG

Izabel Araújo, diretora da Biblioteca Universitária, conduziu a reunião junto com o professor Andrés Zarankin, coordenador do Comitê Gestor do Portal de Periódicos (Cogeppe). Foto: Carla Vieira / Portal de Periódicos
Durante o encontro com editores de revistas científicas da UFMG foi apresentado o panorama atual do Portal de Periódicos da Universidade, que está sob a gestão da Biblioteca Universitária (BU) desde outubro de 2024, em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq) e a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI).
“Criado em 2015, o Portal tem como missão aprimorar a qualidade e ampliar a visibilidade das publicações científicas da UFMG. Também visa assegurar o armazenamento e a segurança dos dados, a preservação digital e a recuperação da informação, contribuindo para o fortalecimento da política institucional de comunicação científica”, explica Izabel Araújo, diretora da BU.
Izabel conduziu a reunião junto com o professor Andrés Zarankin, coordenador do Comitê Gestor do Portal de Periódicos (Cogeppe), destacando os principais avanços e desafios do setor, com ênfase na apresentação do regimento do Portal.
“O documento consolida diretrizes e estrutura os fluxos de trabalho. Foi elaborado com o objetivo de orientar tecnicamente as ações do Portal, promovendo maior clareza nas responsabilidades da equipe editorial, da gestão do setor e da DTI. Além disso, permite a padronização de procedimentos e a melhoria na comunicação entre os atores envolvidos, o que resulta em mais agilidade, especialmente em processos fundamentais como o preenchimento dos metadados e a atribuição do DOI”, afirma o bibliotecário Alexandre Freire, coordenador técnico do Portal.
Também estiveram presentes na reunião Fernando Reis, pró-reitor de pesquisa, Carlos Alfeu e Fábio Morais, representantes da DTI, e Carolina Fenati, coordenadora do Portal de Periódicos da Faculdade de Letras (Fale), convidada para apresentar o fluxo de trabalho editorial desenvolvido pela unidade.
Avanços e perspectivas
Recentemente, o Portal teve significativa melhoria na infraestrutura física destinada ao funcionamento do setor, e outros avanços como a contratação de bolsistas, a oferta de ações formativas em Open Journal Systems (OJS) para as equipes editoriais, a reativação do uso do software antiplágio e a regularização da atribuição do DOI, identificador digital necessário para a indexação de artigos em bases científicas.
“Além dessas iniciativas, também estão em andamento estudos e ações voltadas para o mapeamento das revistas científicas vinculadas ao Portal, com o objetivo de qualificar ainda mais os periódicos da Universidade, ampliando a visibilidade dessas publicações no cenário nacional e internacional”, destaca Izabel.
Carla Vieira, bibliotecária do setor, afirma que todos esses esforços têm sido fundamentais para o estabelecimento de uma rotina mais eficiente e estruturada. “Temos reforçado com os editores a importância de manter os metadados completos e corretos, pois isso facilita a identificação dos artigos, a atribuição do DOI e a própria indexação das publicações nas bases científicas”, ressalta.

