Biblioteca da EEFFTO será renomeada em solenidade nesta sexta-feira, 22
Integrante do Sistema de Bibliotecas da UFMG, a unidade receberá nome do professor Herbert Almeida Dutra, que atuou na federalização da Escola de Educação Física

Antes nomeada em homenagem ao General Jayr Jordão Ramos, agora a Biblioteca da EEFFTO terá o nome do professor Herbert Almeida Dutra, diretor da Escola de Educação Física de 1963 a 1971. Foto: Carla Pedrosa/Biblioteca Universitária
A cerimônia de renomeação acontecerá às 18h desta sexta-feira (22) no saguão da Biblioteca da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), localizada no terceiro andar do prédio, e contará com pronunciamentos do professor Gustavo Côrtes, diretor da unidade, da professora emérita Eustáquia Salvadora, e da bibliotecária Iris Silva, uma das idealizadoras da mudança de nome.
A diretoria da Biblioteca Universitária também estará presente no ato solene, que faz parte da programação do ’18º Seminário do Cemef e Encontro Nacional do GT Memórias da Educação Física e Esporte do CBCE’. Após descerramento da placa, será realizada visita, no Centro de Memória da EEFFTO (Cemef), à exposição ‘Educação Física nas escolas da cidade’ .
História
Criada em 1977, a Biblioteca da EEFFTO foi nomeada pelo então diretor da unidade, Coronel Ellos Pires de Carvalho, em homenagem ao General Jayr Jordão Ramos. Entre os militares da época, Jayr era considerado um intelectual e escreveu obras sobre a história da Educação Física Mundial, como o livro ‘Os exercícios físicos na história e na arte. Do homem primitivo aos nossos dias’.
Aconselhada pelo ex-docente da Escola, Laercio Elias Pereira, a bibliotecária Iris Silva procurou pela diretoria da unidade sugerindo alteração do nome da Biblioteca. “Nos dias atuais, homenagear um general remete à lembranças dos tempos sombrios da Ditadura, apesar de Jayr Ramos não ter tido relação com o movimento. Pensando nisso, com o auxílio de Meily Linhales – coordenadora do Cemef -, e aprovação da congregação da EEFFTO, decidiu-se renomear a Biblioteca em homenagem ao professor Herbert Almeida Dutra, diretor da unidade de 1963 a 1971”, relata Iris.
O docente participou ativamente no processo de federalização da Escola. “Antes ligada ao Estado de Minas Gerais, a unidade estava em crise financeira quando, durante a gestão do professor Herbert, pôde retomar os rumos ao ser federalizada. O então diretor também atuou na Secretaria de Educação Física e Desportos do Ministério da Educação “, conta Iara Souto, coordenadora do acervo do Cemef.
No Centro de Memória encontra-se expressivo conjunto documental da carreira de Herbert como docente. O acervo é composto por dossiês temáticos, correspondências, anotações pessoais, além de traduções de textos técnicos e científicos por ele realizadas. Livros, folhetos e revistas especializadas se somam ao material didático – impresso e audiovisual – produzido ou acumulado durante o percurso acadêmico do docente, bem como recortes de jornais sobre temas relativos a atividade física, alimentação e treinamento esportivo.
Materiais referentes à atuação de Herbert na gestão da Escola de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais e na Secretaria de Educação Física e Desportos do Ministério da Educação também integram a coleção, que pode ser consultada mediante agendamento pelo e-mail cemef@eeffto.ufmg.br

