Sistema de Bibliotecas da UFMG Sistema de Bibliotecas da UFMG

Catálogo On-line
  • Início
  • O Sistema de Bibliotecas
    • Apresentação
    • Espaços
    • Estrutura
    • Documentos e normas
    • Formulários
    • Apoio ao pesquisador
    • Acessibilidade
    • Perguntas frequentes
    • Contato
  • Bibliotecas
  • Especiais e raros
    • Acervos Especiais
    • Artes
    • Brasiliana
    • Direito
    • Educação
    • História geral e história da ciência
    • Língua, linguística, literatura
    • Mémória intelectual da UFMG
    • Periódicos
  • Serviços
  • Comunicação
    • Notícias
    • Agenda
    • Assessoria de Imprensa
    • Guia do Usuário
    • Campanhas e Manual de Identidade Visual
    • Publicações
    • Sugerir pauta
  • |
  • Início
  • O Sistema de Bibliotecas
    • Apresentação
    • Espaços
    • Estrutura
    • Documentos e normas
    • Formulários
    • Apoio ao pesquisador
    • Acessibilidade
    • Perguntas frequentes
    • Contato
  • Bibliotecas
  • Especiais e raros
    • Acervos Especiais
    • Artes
    • Brasiliana
    • Direito
    • Educação
    • História geral e história da ciência
    • Língua, linguística, literatura
    • Mémória intelectual da UFMG
    • Periódicos
  • Serviços
  • Comunicação
    • Notícias
    • Agenda
    • Assessoria de Imprensa
    • Guia do Usuário
    • Campanhas e Manual de Identidade Visual
    • Publicações
    • Sugerir pauta
  • Home
  • Noticias
  • Pesquisa que criou modelo de representação para e-commerce foi uma das agraciadas no Prêmio UFMG de Teses

Pesquisa que criou modelo de representação para e-commerce foi uma das agraciadas no Prêmio UFMG de Teses

Desenvolvido pela bibliotecária Gislene Silva, o protótipo visa facilitar a organização das informações visuais e descritivas dos produtos comercializados eletronicamente e auxiliará, sobretudo, os pequenos empreendedores

sexta-feira, 1 de novembro 2024, às 13h35

Entre os agraciados no Prêmio UFMG de Teses, modelo de organização  de informações criado pela bibliotecária Gislene Silva está em processo de registro de patente. Foto: acervo pessoal

Quanto melhor a organização das informações dos produtos, maior a facilidade de os consumidores os encontrarem nas buscas on-line e, consequentemente, maior a possibilidade de vendas. Pensando nisso, a bibliotecária Gislene Silva desenvolveu um modelo de representação para e-commerce baseado em conteúdos das áreas de Ciência da Informação, Marketing e Publicidade. O protótipo foi resultado da pesquisa intitulada ‘Produção de informações de produtos no ambiente de E-commerce: uma proposta de modelo de representação’, que recebeu o prêmio de melhor tese do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento.

Foram propostas cinco categorias para apresentação dos produtos, com recomendações da melhor maneira de descrevê-las: nome, descrição (características principais), informações técnicas (dimensões, material e funcionalidades específicas), tags (palavras-chave que ajudam a encontrar o produto em buscas na internet) e atributos/avaliações (posicionamentos dos consumidores sobre o produto).

“O modelo foi testado em uma amostra de três marcas diferentes e três produtos similares (sabonetes) e está em processo de registro de patente. Os resultados mostraram que o protótipo é aplicável para organizar e representar as informações visuais e descritivas de um produto e alinha os valores da marca às necessidades dos consumidores. Fico muito feliz em saber que minha pesquisa impacta positivamente as áreas de Ciência da Informação, Marketing e Publicidade, e agradeço o apoio que recebi, ao longo dos quatro anos de estudos, do Departamento de Física e, principalmente, da Biblioteca onde trabalho”, explicita a bibliotecária Gislene.

Compartilhe

  • Notícias
  • Agenda
  • Assessoria de imprensa
  • Campanhas de preservação
  • Publicações
  • Fale conosco

Universidade Federal de Minas Gerais

Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - Belo Horizonte - MG | CEP 31270-901 | +55 (31) 3409-5000

© 2017 Universidade Federal de Minas Gerais. Todos os direitos reservados.