Projeto de extensão do Repositório Institucional da UFMG é premiado pela segunda vez
Premiação ocorreu neste mês de outubro, na Semana do Conhecimento

Parte da equipe do Repositório no dia da premiação entregue na Semana do Conhecimento 2024. Foto: arquivo RI/UFMG
Com mais de 5 milhões de usuários e 14 milhões de acessos, o Repositório Institucional da UFMG (RI) é reconhecido mundialmente. Por trás desse reconhecimento, servidores e estagiárias do Repositório envidam, diariamente, esforços para dar acesso, divulgar e preservar a produção intelectual da Universidade. Não é ao acaso que o projeto desenvolvido por essa equipe recebeu, pela segunda vez, o prêmio de ‘Destaque de Extensão’ durante a Semana do Conhecimento UFMG, na categoria ‘Comunicação’.
“Com a premiação, o Repositório é mais uma vez reconhecido como um relevante serviço de informação do Sistema de Bibliotecas, que projeta a produção intelectual em acesso aberto da Universidade para o mundo. Isto fortalece o sentido do trabalho coletivo realizado, reforçando nosso engajamento em favor de uma ciência mais democrática e acessível”, destaca Camila Silva, coordenadora do RI.
“Tratar e dar visibilidade à produção intelectual da UFMG possibilita darmos um maior retorno para a sociedade do trabalho aqui realizado”, endossa Izabel Araújo, diretora da Biblioteca Universitária e atuante na coordenação do projeto premiado.
Para as estagiárias, o trabalho realizado no Repositório é fonte, sobretudo, de aprendizado. “O estágio tem contribuído para meu desenvolvimento como futura bibliotecária. A partir dele pude ter contato com o movimento da Ciência Aberta, aprender como funcionam os processos de uma biblioteca digital no ambiente universitário, ter contato com o software Dspace e outras práticas mais técnicas, como a indexação de documentos. Tudo isso tem me ajudado a aprimorar meus conhecimentos e a descobrir preferências de qual área eu gostaria de seguir depois de graduada”, relata a estudante Mikaellen Fabiane da Silveira. “E é sempre muito bom ter nosso trabalho reconhecido, principalmente quando se trata de um projeto que devolve tanto para própria UFMG”, complementa a estagiária Nicole Andrade.
Além das duas discentes, integram a equipe do Repositório as estagiárias Andreza Ferreira e Carolina Lima, e os servidores técnico-administrativos em educação Eliane Andrade, Camila Silva, Fernanda Lusmara, Gustavo Miranda,Gustavo Las Casas, Izabel Araújo e Leonardo Borges.