Ex-aluno do Programa de Ensino de Jovens e Adultos do Centro Pedagógico retorna à casa para uma edificante roda de conversa
Com mais de seis décadas de vida, José Geraldo da Silva contou sobre seu percurso na educação desde a EJA até a graduação em Geografia pela UFMG

Em roda de conversa promovida pela Biblioteca do CP, José Geraldo Silva compartilhou sua trajetória estudantil com alunos que estão no processo de retomada da aprendizagem. Foto: Juliana Rocha/Centro Pedagógico
Aos 66 anos, José Geraldo da Silva tem uma trajetória inspiradora. De ex-aluno do Programa de Ensino de Jovens e Adultos do Centro Pedagógico (CP), se tornou um escritor e graduando da UFMG, com previsão de concluir o bacharelado em Geografia no início do ano que vem. Além disso, leciona para jovens e adultos como bolsista do Programa no qual teve sua primeira formação no ensino fundamental.
Em roda de conversa promovida pela Biblioteca do CP, ele compartilhou sua experiência de vida com outros estudantes que estão no processo de retomada da aprendizagem. “Ser graduando da UFMG é a realização de um sonho. Para os alunos da EJA que querem ter a mesma trajetória que eu, sugiro começar acreditando que é possível e não desistir. Temos que fazer a nossa parte também. Abram mão de algumas horas de lazer e coloquem o estudo na frente de tudo, como prioridade”, aconselha.

José Geraldo segurando o livro de sua autoria, ‘O sentido da vida’, disponível para empréstimo na Biblioteca do CP. Foto: Paulo Sérgio Maia Reis/Centro Pedagógico
José contou, ainda, sobre o processo de escrita do primeiro livro por ele publicado, “O sentido da vida”: “Fiz o primário na década de 70 em uma escola, na Serra do Cipó, que era uma antiga fazenda com resquícios dos materiais usados durante a escravidão. Ao ver, de perto, o que causava o sofrimento dos escravos, comecei a me indagar: qual é o sentido da vida? Hoje vejo que o sentido da minha vida é criar publicações e exemplos literários para que os leitores possam se espelhar neles”, revela.
Há exemplares do livro escrito por José Silva disponíveis para empréstimo na Biblioteca do Centro Pedagógico. “Ter um livro meu aqui na Universidade traz a sensação de que a minha história no CP nunca deixará de ser contada. E os próximos que eu lançar também doarei para a Biblioteca para que, no futuro, meus netos possam dizer com orgulho: esse foi o caminho que meu avô percorreu. A lição que eu deixo para eles é a de que podemos tudo com o nosso esforço, mas também com o devido apoio. Agradeço muito à direção do Centro Pedagógico, que nunca mediu esforços para me ajudar, e a todas as pessoas que fizeram parte dessa caminhada. Assim que eu me graduar, pretendo lecionar em alguma entidade filantrópica para repassar meus conhecimentos. Temos que deixar algum legado e nada melhor do que deixá-lo em forma de educação”, reforça .
Propagando exemplos
Direcionada para estudantes da Educação de Jovens e Adultos do Centro Pedagógico, a roda de conversa surgiu a partir da ideia da bibliotecária Nádia Barbosa – que acompanha de perto o percurso dos alunos do período noturno – de criar algo que pudesse trazer exemplos de sucesso. “O intuito é valorizar não só os discentes do CP, como também a própria EJA. E a realização dessa atividade só foi possível graças ao apoio das demais bibliotecárias e das coordenadoras do Programa de Ensino de Jovens e Adultos”, explica Juliana Rocha, coordenadora da Biblioteca do Centro Pedagógico.
(Matéria escrita pela jornalista Carla Pedrosa, da Biblioteca Universitária, com apoio da bibliotecária Juliana Rocha, coordenadora da Biblioteca do Centro Pedagógico)

