Livros inéditos na UFMG estão disponíveis para empréstimo no Espaço de Leitura da Biblioteca Central
São mais de cem novos títulos, incluindo indicações feitas pelos leitores

“O pequeno príncipe preto”, de Rodrigo França, e “O Ickabog”, de J.K. Rowling, estão entre os livros infantojuvenis recém-adquiridos de destaque. Foto: Carla Pedrosa/Biblioteca Universitária UFMG
Já estão disponíveis, para empréstimo, mais de cem novos títulos adquiridos recentemente pelo Espaço de Leitura da Biblioteca Central. A escolha das obras foi feita, sobretudo, com base no ineditismo nas bibliotecas da UFMG e indicações dos leitores. “Geralmente, os lançamentos são os mais disputados. E tenho observado que muitos dos livros da atualidade tornam-se séries nas plataformas de streaming, o que atrai nosso público leitor. “La casa de papel”, de Ivan Tapia, é um exemplo disso”, explica Norma Cardoso, coordenadora do Espaço de Leitura.
Antes de serem disponibilizados, os livros passaram pelo processo de catalogação, ou seja, por uma representação descritiva tanto em aspectos físicos, como temáticos, permitindo a localização nas estantes. Ao catalogar as obras “O lar da Srta. Peregrine para crianças peculiares”, de Ransom Riggs, e “Liberta-me(Estilhaça-me)”, de Tahereh Mafi, a bibliotecária Norma se deparou com uma curiosidade: os autores são um casal que, além de terem em comum a escrita como profissão, também seguem o mesmo estilo definido como “literatura young adult (jovem adulta) distópica”, com temas densos, assustadores ou totalitários que despertam o interesse do público jovem.

Os livros favoritos do público jovem são aqueles definidos como “literatura young adult distópica”, como as obras escritas pelo casal Tahereh Mafi e Ransom Riggs. Foto: Carla Pedrosa/Biblioteca Universitária UFMG
Ainda entre as obras inéditas de grande destaque no Espaço de Leitura, estão os livros “Marionete: sua vida pode estar por um fio”, de Daniel Cole, “O labirinto do fauno”, de Guillermo del Toro, além de livros infantojuvenis como “O Ickabog”, de J.K.Rowling, “O pequeno príncipe preto”, de Rodrigo França, e “Com amor, Simon”, de Becky Albertalli.
Para fazer o empréstimo domiciliar das obras, é necessário estar cadastrado no Sistema de Bibliotecas da UFMG. Informações sobre quem pode se cadastrar e os procedimentos para cadastro podem ser obtidas no site da Biblioteca Universitária.

