Bibliotecas retomam atendimento presencial
Desde o dia 10 de janeiro, bibliotecas da UFMG retomaram atendimento presencial. Em algumas delas, ainda é necessário agendar os serviços de empréstimo e devolução de livros

Biblioteca Central funciona das 7h30 às 22h, segunda a sexta-feira. Horários de funcionamento das demais bibliotecas podem ser conferidos no site www.bu.ufmg.br Foto: Carla Pedrosa / Biblioteca Universitária UFMG
Desde o dia 10 de janeiro, as bibliotecas da UFMG retomaram o atendimento presencial às comunidades interna e externa à Universidade. Retomada do atendimento está em consonância com o avanço da UFMG para a Etapa 3 do Plano de Retorno Presencial. Em todos esses espaços reabertos serão seguidos os protocolos de biossegurança, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas.
Na Biblioteca Central, apenas a visita à Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras (Dicolesp), localizada no quarto andar, e os treinamentos oferecidos pelo Setor de Apoio aos Usuários do Portal Capes na UFMG continuarão a ser feitos mediante agendamento.
Para agendar visitas à Dicolesp, é necessário enviar um e-mail para colesp@bu.ufmg.br . Já os treinamentos do Setor de Apoio ao Portal Capes podem ser agendados via e-mail setorperiodicoscapes@bu.ufmg.br e continuam a ser realizados on-line. Os vídeos dos treinamentos ministrados em 2021 podem ser conferidos no canal do YouTube Suporte à Pesquisa UFMG.
Empréstimo e devolução
Empréstimos e devoluções já podem ser feitos sem agendamento em quase todas as bibliotecas da Universidade. Em algumas, ou há a necessidade do agendamento de ambos os serviços, ou apenas do empréstimo.
A devolução dos livros está sendo renovada automaticamente para o final de abril, com o intuito de evitar aglomeração no setor de empréstimo e devolução das bibliotecas. Mesmo assim, caso queira devolver uma obra, o usuário poderá fazê-lo, preferencialmente, na unidade de origem do livro.
Em notícia no site da BU estão detalhadas, por biblioteca, informações sobre o horário de funcionamento de cada uma delas e sobre a necessidade, ou não, de agendar empréstimos e devoluções.
E-books
O acesso às plataformas de e-books Minha Biblioteca, Pearson e Árvore Livros foi interrompido temporariamente. A única plataforma que permanece acessível, por enquanto, é a ProQuest’s Arts E-book Subscription, cujo acesso pode ser solicitado ’ neste link.
“Sabemos o quanto os e-books enriqueceram, sobremaneira, o acervo do Sistema de Bibliotecas da UFMG, que, além dos mais de um milhão de itens físicos, passou também a disponibilizar milhares de livros eletrônicos em todas as áreas de conhecimento. Contamos com a compreensão de todos e asseguramos que o processo para renovação do contrato com as plataformas de e-books já está em trâmite e será finalizado o mais breve possível”, enfatiza Kátia Lúcia Pacheco, diretora da Biblioteca Universitária da UFMG.