Dica: Nanotecnologia computacional inteligente: concebendo a engenharia em nanotecnologia.
Disponível: Biblioteca do Instituto de Ciências Exatas (ICEX) Localização na estante: 620.3 V699n
Referência: VILELA NETO, Omar Paranaiba; PACHECO, Marco Aurélio Cavalcanti. Nanotecnologia computacional inteligente: concebendo a engenharia em nanotecnologia. Rio de Janeiro: Puc Rio; Interciência, 2012. xxxviii, 474p. (Business Intelligence; 2.)
Estimulado pelo resultado das pesquisas desenvolvidas durante seu mestrado e doutorado, Omar Paranaíba Vilela Neto, professor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, e seu orientador, Marco Aurélio Cavalcanti Pacheco (Engenharia Elétrica, PUC-Rio), decidiram publicar o livro Nanotecnologia computacional inteligente. Contando, ainda, com vários coautores, doutores e mestres em áreas diversas do conhecimento, como a Química, a Física, as Ciências Biológicas e as inúmeras especialidades da Engenharia. Todos eles foram, em momentos diversos, colaboradores nos estudos desenvolvidos durante os 6 anos de pesquisa.
O objetivo do livro é motivar o uso das técnicas de Inteligência Computacional no desenvolvimento de soluções para Nanociência, descrevendo métodos fundamentais para o desenvolvimento da Nanotecnologia Computacional e apresentando uma variedade de aplicações na modelagem, simulação, inferência e design de nanodispositivos.
A obra reúne manifestações de nanotecnologia sob o ponto de vista do cálculo e os autores trazem uma abordagem inovadora, segundo Mário N. Baibich (UFRGS), em comentário contido na orelha do livro: “ …os autores usam um conceito novo para fazer esses cálculos, que é baseado em ideias vindas da biologia, como a seleção natural (Darwin)! Por que isso é tão novo? Simplesmente porque trata de resolver sistemas de extrema complexidade por meios “naturais” presentes na nossa vida como a conhecemos hoje. E isso é um passo extremamente importante na Nanotecnologia, pois leva a resultados mais rápidos e mais confiáveis…”
De caráter multidisciplinar, a obra demonstra como a Nanotecnologia oferece uma gama de possibilidades no desenvolvimento de dispositivos com desempenho superior aos já existentes e à criação de novos componentes com aplicações em áreas como: aeronáutica, agronomia, energia, monitoramento ambiental, medicina, telecomunicações etc.
Os autores discorrem, ainda, sobre o impacto da Nanotecnologia no mercado profissional, já que ela deverá impulsionar importantes setores da economia, como os relacionados à tecnologia da informação, ao agronegócio, à construção civil, à mineração, às indústrias automobilística, química, metalúrgica e outras tantas.
Irénquer Vismeg Lucas Cruz
Bibliotecária do Instituto de Ciências Exatas (ICEX)

