Capitães Da Areia . Jorge Amado

Imagem de divulgação
Jorge Amado, no livro “Capitães da Areia”, conta a história de meninos de rua que vivem num velho trapiche, em Salvador. Professor, Gato, Sem Pernas e Boa Vida são algumas dessas crianças que, lideradas por Pedro Bala, praticam assaltos para sobreviver. A chegada de Dora – com seu irmão Zé Fuinha – abala o grupo, que nunca antes havia tido uma menina como membro.
A obra foi adaptada para o cinema em 2011, com direção da neta do autor, Cecília Amado, e trilha sonora de Carlinhos Brown. “O que mais me encanta é o carinho que Jorge Amado tinha por esses meninos e o fato de os capitães viverem como uma família”, afirma Jean Luis Amorim, ator que, em seu primeiro trabalho, deu vida a Pedro Bala.
Para ele, a atuação foi uma experiência incrível, “principalmente por ser um personagem de muita importância para milhares de leitores”, explica. Quando questionado sobre a fidelidade ao livro, Jean afirmou: “Não daria para contar parte por parte do livro ou o filme seria muito longo. Então, Cecília foi inteligente em contar um ano da vida dos Capitães da Areia, sendo bastante fiel à forma com que o avô retratou os capitães em sua obra, sem perder a essência e a emoção desses incríveis personagens que, com certeza, serão eternos”.
Não deixe de assistir ao filme e, claro, ler o livro – disponível nas bibliotecas do Coltec, Fae, Fale, TU, ICA, CP e na Biblioteca Central. Ambos emocionam e surpreendem!

