Bibliotecários da UFMG participam de eventos on-line a convite de outras instituições
Durante esse período de distanciamento social devido ao novo coronavírus, os eventos antes realizados presencialmente, passaram a ser transmitidos on-line. Com isso, além de participar das atividades virtuais realizadas pela Biblioteca Universitária, como os treinamentos on-line, os bibliotecários da UFMG também receberam convites para participar de lives de outras instituições.
Neste mês de outubro, Diná Araújo, coordenadora da Divisão de Coleções Especiais e Obras Rara da UFMG, participará de duas palestras do evento “Conferencias Internacionales em la Biblioteca Nacional de Argentina – Las coleciones bibliográficas especiales: diferentes miradas”. Nesta sexta-feira (2), às 15h, ela ministrará a palestra “Descripción material de documentos gráficos. Algunas notas sobre la historia de la organización del conocimiento en bibliotecas”.
No dia 16, às 15h, Diná participará de uma mesa redonda virtual com Robert Darnton, Michael Sanchez e Leonardo Magionami com o título “Las colecciones especiales em bibliotecas del mundo: América y Europa”. Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição informando as apresentações que deseja acompanhar virtualmente.
Ainda em outubro, no dia 12, às 17h, Diná participará do projeto “Tão longe, tão perto”, da Universidade Federal de Pelotas, ministrando palestra sobre “Conservação Preventiva em Coleções Bibliográficas Especiais”. As inscrições devem ser feitas no site do evento.
Eventos de setembro
No mês passado, a bibliotecária Júlia Ribeiro, da Biblioteca Universitária, falou sobre Biblioteca Digital de Livros Raros na live organizada pelo Museu de Arte Murilo Mendes. Ela ministrará essa mesma palestra na edição deste ano do Encontro do Sistema de Bibliotecas, que será realizada no final deste mês de outubro.
Ainda em setembro, o bibliotecário Gesner Xavier, da Biblioteca da Faculdade de Medicina, participou do Momento Griôt falando sobre o livro “Memórias e percursos de professores negros e negras na UFMG”. A palestra está disponível no YouTube.

