
Alexandre Vilaça / Biblioteca Universitária UFMG
“Liberdade, espontaneidade, afetividade e fantasia são elementos que fundam a infância. Tais substâncias são também pertinentes à construção literária. Daí, a literatura ser próxima da criança. Possibilitar aos mais jovens acesso ao texto literário é garantir a presença de tais elementos – que inauguram a vida – como essenciais para o seu crescimento”. Esse trecho do “Manifesto por um Brasil literário”, escrito por Bartolomeu Campos de Queirós em 2009, reflete bem a importância da leitura e da literatura no desenvolvimento intelectual. E o Espaço de Leitura da UFMG é um exemplo claro desse tipo de iniciativa.
Localizado na Biblioteca Central, próximo à Reitoria da Universidade, o Espaço possui, na diversidade do acervo e das atividades oferecidas, maneiras particulares de chamar a atenção para o universo literário. “Hoje a gente trabalha muito na formação do leitor por meio de um acervo diverso – variedade de títulos, de gêneros, de línguas, de estilos literários – pensando muito nessa importância do valor simbólico da leitura. Um aluno que entra na Universidade hoje não necessariamente é leitor, infelizmente. Claro que a gente gostaria que fosse diferente, que ele já chegasse aqui com esse hábito desenvolvido”, afirma Marina Nogueira, coordenadora do Espaço.
O Espaço de Leitura também oferece atividades culturais como exposições, contação de histórias, bate papo, entre outras, destinadas à comunidade em geral. Inclusive recebe visitas de turmas de escolas públicas da região, sempre visando mostrar a importância da leitura para a sua formação. “Além de ter a oportunidade de conhecer uma biblioteca grande e um acervo diversificado, acho que essa iniciativa é importante para os alunos dessas escolas perceberem que a Universidade também é pra eles”, enfatiza Marina.
O Espaço de Leitura é aberto à visitação!
Agende uma visita pelo telefone (31)3409-4613 ou pelo e-mail espacoleitura@gmail.com Curta a nossa página no facebook.com/E.Leitura
(Carla Pedrosa)

