
Carla Pedrosa / Biblioteca Universitária UFMG
Em um trabalho conjunto com especialistas docentes e técnicos da UFMG, o Sistema de Bibliotecas submeteu, ao Edital 2017 do Comitê Nacional Programa Memória do Mundo da Unesco (MoW Brasil), o Testamento de Martim Afonso, doado para a Universidade Federal de Minas Gerais em 1971.
Datado de 1533, o documento trata das disposições finais de um dos primeiros exploradores e capitães donatários do Brasil, e de sua esposa Dona Ana Pimentel, que também participou da colonização do país quando Martim Afonso foi transferido para ocupar o cargo de vice-rei da Índia.
O Testamento é um dos poucos exemplares manuscritos da coleção da “Galeria Brasiliana”, idealizada pelo jornalista e empresário Assis Chateaubriand para inaugurar um museu de arte e história em Minas Gerais.
O projeto não foi concluído devido à falência das empresas de Chateaubriand em 1964. Nesse mesmo ano, a coleção da “Galeria Brasiliana” foi emprestada à UFMG e, após a morte do empresário, as obras foram doadas oficialmente à Instituição.
Destaque ao patrimônio
O registro no Programa Memória do Mundo da Unesco confere visibilidade mundial ao patrimônio avaliado e à instituição na qual ele se encontra. Podem se candidatar a receber esse registro, via Edital MoWBrasil, entidades públicas ou privadas, bem como pessoas físicas que detenham patrimônio documental ou bibliográfico de valor para a memória documental brasileira.
O resultado dos patrimônios selecionados no Edital 2017 será divulgado no dia 9 de outubro, no site mow.arquivonacional.gov.br
(Carla Pedrosa)

