Identificação única
A carteira única da UFMG é uma espécie de identidade que oferece, para alunos, professores e servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Minas Gerais, acesso ao acervo das 25 bibliotecas, aos restaurantes universitários, ao Centro Esportivo Universitário (CEU) e aos demais prédios da UFMG.
Para liberar a carteira para utilização via código de barras, inclusive no bandejão, o integrante da comunidade acadêmica deve acessar o portalMinha UFMG e clicar em Sistema de controle de acesso aos espaços físicos. A partir do link Clique aqui para acessar seu crachá, na próxima tela, há a opção de desbloqueio. Nessa mesma área, também é possível bloquear o cartão em caso de perda ou roubo ou solicitar a segunda via. A carteira dos menores aprendizes da Cruz Vermelha e de prestadores de serviços contratados via empresas terceirizadas não precisa ser desbloqueada.
E para ter acesso aos serviços oferecidos pelo Sistema de Bibliotecas da UFMG, é necessário validar os dados da carteira de identificação única na biblioteca da unidade de origem. Caso seja aluno dos cursos de graduação do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), a validação deverá ser feita na Biblioteca Central.
Emissão
Estudantes de educação básica, profissional e de graduação não precisam solicitar a emissão da carteira, que será automaticamente entregue nas respectivas unidades acadêmicas, após o registro acadêmico. Alunos de pós-graduação receberão Crachá de Identificação Estudantil, mediante cadastro, com apresentação de documento de identidade, CPF e comprovante de matrícula, na Central de Controle de Acesso (loja 26, 2º andar da Praça de Serviços do campus Pampulha), de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.
Servidores docentes e técnico-administrativos do quadro ativo receberão a Carteira de Identidade Funcional. Funcionários contratados por fundações ou empresas terceirizadas, menores aprendizes da Cruz Vermelha e estagiários de outras instituições de ensino receberão o Crachá de Identificação. Também terão Crachá de Identificação alunos de disciplinas isoladas, servidores da Advocacia-Geral da União (AGU), ex-servidores voluntários, professores eméritos e pesquisadores – para essas categorias, a emissão do documento ainda não teve início. No ato de cadastro, na Central de Controle de Acesso, servidores do quadro e prestadores de serviço devem apresentar contracheque, e menores aprendizes, declaração emitida pelo Departamento de Recursos Humanos da Pró-reitoria de Recursos Humanos.
Em caso de perda ou extravio, a solicitação da segunda via deverá ser feita pelo portal Minha ufmg para as categorias de estudantes, servidores, contratados via fundações. As demais categorias devem solicitar a segunda via pelo endereço eletrônico acesso@pra.ufmg.br

