Professora Maria Aparecida Moura fala sobre o direito ao esquecimento na Semana do Conhecimento 2014
Começou nesta segunda-feira (13/10), a Semana do Conhecimento 2014 e o Sistema de Bibliotecas da UFMG (SB/UFMG) trouxe a professora e pesquisadora da ECI, Maria Aparecida Moura, para dar uma palestra sobre o “Direito ao esquecimento na web: repercussões na qualidade e recuperação da informação”. A palestra aconteceu no Espaço de Leitura, localizado no 1º andar da Biblioteca Central, duas horas da tarde.
A professora discutiu os usos políticos e econômicos das informações, pensando no direito e na autodeterminação da informação. “Autodeterminação da informação, na web, é o direito de determinar quem tem acesso ao que diz respeito à mim, é a possibilidade de ter controle sobre as informações que disponibilizo”, explica ela.
Natália Franciele estuda Terapia Ocupacional e achou a palestra esclarecedora. “É importante pensar na questão da privacidade, sobre o que colocamos na internet e quem tem acesso à essas informações. A gente não para, por exemplo, para ler os termos de compromisso dos aplicativos que temos e acabamos ficando sujeitos ao uso que eles fazem dos nossos dados.”
Soraia Vasconcelos, que faz Museologia, também gostou da palestra. “Ela propôs uma reflexão interessante, nesse momento em que o Brasil luta pelo direito à memória, que é o direito ao esquecimento. Se deve haver medidas para o acesso à informação, também é necessário medidas para proteger pessoas vítimas da superexposição.”
Segundo Maria Aparecida Moura, “a autodeterminação da informação na web é necessária e temos que pensar se estamos prontos. O direito ao esquecimento, mais que uma lei, tem que ser um preparo sociocultural”.

