BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS E O ACESSO PÚBLICO À INFORMAÇÃO: ARTICULANDO LEIS, TECNOLOGIAS, PRÁTICAS E GESTÃO


Minicursos

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Confira, abaixo, os horários e ementas de cada minicurso.

Minicurso 01 – Tecnologias de Informação em Saúde

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Horário: 14h às 18h

Ementa: Noções elementares de Informação e Saúde. Introdução geral ao uso de Tecnologias de Informação e Informática em saúde. Registros de Informação na área da saúde. Sistemas de Informação em saúde.

Objetivo: Discutir as possibilidades de atuação dos profissionais de informação no Campo das Ciências da Saúde e despertar a percepção das possibilidades interdisciplinares e colaborativas ente as áreas de Informação, Informática e Saúde.

Conteúdos: Intercampo de Informação e Informática em Saúde; Sistemas de Informação em Saúde; Prontuário Eletrônico do Paciente; Telemedicina, Telessaúde e Educação à Distância.

Ministrante:
Francisca Rosaline Leite Mota
Universidade Federal de Alagoas

Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui experiência em Gestão Eletrônica de Documentos e Tecnologia da Informação atuando principalmente como pesquisadora nas áreas de Informação e Saúde, Sistemas de Informação em Saúde, Direito e Saúde, Telemedicina, Telessaúde e Teleassistência.

Minicurso 02 – MARC 21: formato para dados bibliográficos (contexto AACR2 2002)

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Horário: 8h30 às 12h30

Ementa
: Normas e padrões. Introdução ao MARC 21: formato para dados bibliográficos: O que é; Definição de conceitos dentro do formato; Importância; Tipos; Integração. Composição do registro bibliográfico MARC: Elementos; Estrutura; Designação de conteúdo; Conteúdo. Descrição das partes do registro bibliográfico MARC: componentes; Líder; Diretório; Campos variáveis de controle e de dados.

Objetivo: Qualificar bibliotecários no uso do MARC 21: formato para dados bibliográficos e sua aplicação na criação de registros bibliográficos; capacitar na compreensão e uso da estrutura do MARC 21.

Conteúdos: Apresentação do MARC 21: formato para dados bibliográficos e exemplificação.

Ministrantes:
Maria Helena Santos
Universidade Federal de Minas Gerais

Bibliotecária na UFMG desde 1977, dedicando-se ao trabalho na área de tratamento. Participou do processo de tratamento da informação e automação do Sistema de Bibliotecas da UFMG. Ministrou vários cursos referentes ao AACR2 e MARC 21. Trabalhou na elaboração de documentos relativos a instrumentos de trabalho na área de tratamento, tais como manuais, comunicados técnicos, relatórios . Suporte técnico ao Sistema de Bibliotecas referente a ISBD, AACR2 e MARC 2

Vilma Carvalho de Souza
Universidade Federal de Minas Gerais

Formada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1990. Trabalha na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG desde 1984. Recebeu treinamentos na Fundação Getúlio Vargas (Rede Bibliodata) e em diversos outros cursos da Biblioteca Universitária da UFMG. Ministra cursos em AACR2 e MARC 21 Bibliográfico e de Autoridade presencial e à distância com a Bibliotecária Maria Helena Santos, também da UFMG. É Chefe da Biblioteca Professor Antônio Luiz Paixão da FAFICH/UFMG e coordena Grupos de Catalogação e Autoridade, de Estudos dos E-Books e desde 2000 atua na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e gerência a rede de computadores da FAFICH. É especialista em História de Ciência e em Redes de Computadores.

Minicurso 03 – A carreira do bibliotecário no século XXI: desafios e possibilidades

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Horário: 8h30 às 12h30

Ementa: A reprofissionalização do bibliotecário. Modelos de carreira. As três forças que transformam o mundo atual: a virtualização das atividades; a tecnologia digital (a velocidade dos acontecimentos é superior à competência neurológica, e isso está mudando a forma das pessoas agirem e pensarem); e a fragmentação econômica (o grande se torna pequeno e as equipes e pessoas estão se tornando autônomas). Crescimento profissional. Competências profissionais.

Objetivo: Estimular a reflexão sobre novas alternativas para a atuação do bibliotecário no século XXI

Ministrante:
Claudio Paixão Anastácio de Paula
Universidade Federal de Minas Gerais

Professor da Escola de ciência da Informação da UFMG, Psicólogo Clínico, Mestre em Ciência da Informação, Doutor em Psicologia Social e do Trabalho, lecionando no ensino superior desde 1994, com diversos livros e artigos publicados.

Minicurso 04 – Estudos de Usuários: mecanismos para melhoria da qualidade nas bibliotecas universitárias

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Horário: 8h30 às 12h30

Ementa: Estudos de usuários: definição, conceitos e metodologia. Os diferentes tipos de estudos de usuários. Abordagens contemporâneas: práticas informacionais, redes sociais, cultura, identidade e etnografia.

Objetivo: Apresentar um panorama dos estudos de usuários, marcando as diferenças entre os tipos mais consolidados. Aprofundar nas abordagens contemporâneas em torno do conceito de práticas informacionais e numa aproximação maior com a antropologia.

Conteúdos: Estudos de usuários: definição, tipos e métodos de pesquisa; Tendências contemporâneas em estudos de usuários: práticas informacionais;  Conceitos e métodos relevantes: cultura, identidade e etnografia;  Desafios colocados pela realidade contemporânea.

Ministrante:
Carlos Alberto Ávila Araújo 
Universidade Federal de Minas Gerais

Professor associado da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Jornalismo pela Fafich/UFMG (1996), mestrado em Comunicação Social pela Fafich/UFMG (2000), doutorado em Ciência da Informação pela ECI/UFMG (2005) e pós-doutorado pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2011). Líder da linha de pesquisa Informação, Cultura e Sociedade do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFMG (PPGCI/UFMG). Editor Adjunto da revista Perspectivas em Ciência da Informação (1413-9936). Foi membro da diretoria da Abecin. Atua nas áreas de Epistemologia da Ciência da Informação e suas relações com a Arquivologia, a Biblioteconomia e a Museologia, Estudos de Usuários da Informação, Biblioteca Escolar.

Minicurso 05 – Tópicos de gerenciamento de coleções bibliográficas especiais

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Horário: 8h30 às 12h30

Ementa: O minicurso se propõe a tratar sobre o gerenciamento de coleções bibliográficas especiais. Tema que a cada dia recebe mais atenção dos profissionais envolvidos com coleções especiais, todavia, não obstante a atuação profissional dos bibliotecários nesta área percebe-se que há questões e discussões que orbitam entre a conceituação e o tratamento técnico, tais discussões serão abordadas na presente proposta.

Objetivo: Apresentar pontos comuns ao gerenciamento de coleções especiais em bibliotecas. Caracterizar coleções bibliográficas especiais e discutir sobre os parâmetros para o tratamento técnico destes acervo, tais como os processos de exposição, de catalogação e de digitalização.

Conteúdo: Acervos Bibliográficos Patrimoniais, Formação e Desenvolvimento de Acervos, Memória, Conservação Preventiva

Ministrantes:
Diná Marques Pereira Araújo
Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Biblioteconomia UFMG (2006). Graduanda do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis UFMG (2010-). É bibliotecária-documentalista da Universidade Federal de Minas Gerais onde coordenada a Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Universitária (2009- ). É membro do Conselho Curador do Acervo Curt Lange. Atua em trabalhos técnicos em acervos bibliográficos patrimoniais, nos quais desenvolve ações especificas da Biblioteconomia de Livros Raros. Participa dos grupos de pesquisa: “Núcleo de Estudos da Cultura do Impresso” e “Pensamento Impresso”. Desenvolve pesquisas direcionadas para as temáticas: História do Livro, Livro, Codicologia, Bibliologia e Colecionismo Bibliográfico.

Fabiano Cataldo de Azevedo
Universidade do Estado do Rio de Janeiro 

Doutorando em História Política na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor Assistente de História do Livro e das Bibliotecas e Políticas de Preservação de Acervos Bibliográficos na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Coordenador do curso noturno de Bacharelado em Biblioteconomia. Pesquisa sobre temas relacionados à história das bibliotecas e dos bibliotecários; gestão de coleções bibliográficas especiais.

Minicurso 06 – Repositórios Institucionais: tecnologia, políticas e gestão

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Horário: 8h30 às 12h30

Ementa: Repositórios Institucionais: conceituação, contextualização, desenvolvimento, adaptação, implementação e gestão. Os Repositórios serão apresentados dentro contexto da internet em suas implicações autorais na disponibilização e distribuição de informações. Nesta conjuntura serão apresentadas as tecnologias disponíveis para implementação dos Repositórios e posteriormente os elementos essenciais para o seu gerenciamento. Pretende-se ao final do curso, que os participantes estejam aptos a criar e administrar coleções; realizar depósitos, revisão e edição de documentos; gerenciar políticas de comunidades, coleções, itens e fluxo de trabalho; e aplicar técnicas de pesquisa de acordo com os princípios de organização e tratamento da informação.

Objetivo Geral: Proporcionar a formação de habilidades e competências para o desenvolvimento, implantação e gestão de Repositórios digitais.

Objetivos específicos: Apresentar o contexto tecnológico e cultural de desenvolvimento dos Repositórios; Oferecer elementos técnicos e metodológicos para o desenvolvimento de Repositórios Institucionais; Fomentar discussões sobre políticas públicas de acesso da Informação; Demonstrar o conceito de Domínio público implicado no entendimento do movimento “Acesso Aberto”; Estabelecer parâmetros objetivos que orientem a gestão dos Repositórios Institucionais.

Ministrante:
Lorena Tavares de Paula
Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Ciências da Informação pela UFMG, desenvolve seus estudos na linha de pesquisa organização e uso da informação (OUI), com a temática Organização de Informação em Ambientes de produção colaborativa de conhecimento. Possui graduação em Biblioteconomia – gestão de informação pela Escola de Ciência da Informação da UFMG (2006). Atua com a Gestão Eletrônica de Documento (GED) aplicada principalmente a Repositórios Institucionais, também possui experiência na coordenação de cursos na modalidadeEaD. Seu escopo de estudo abrange: Relações Informacionais em ambiente virtual, Autoria na Internet, Análise do Discurso, Educação a Distância e Repositórios Digitais

Minicurso 07 – Avaliação de Bibliotecas Universitárias sob a Perspectiva do INEP

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Horário: 14h às 18h

Ementa: Avaliação – significado. O instrumento do INEP: Explorando o documento; A importância dos conceitos; O CFB, o INEP, a CBBU;  O Bager do SiBI/UFRJ

Objetivo: Apresentar aos bibliotecários como se estrutura e qual é o valor da avaliação das bibliotecas universitárias.  Compreender o instrumento INEP.

Ministrante:
Paula Maria Abrantes Cotta de Mello
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1978) e mestrado em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação Em Ciência e Tecnologia (1990). Atualmente é bibliotecária/documentalista Coordenadora do Sistema de Bibliotecas e Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Comunicação Científica. Atualmente é doutoranda do Programa de História das Ciências, Técnicas e Epistemologia da UFRJ.

Minicurso 08 – Os serviços de informação no contexto das mídias móveis: possibilidades e desafios

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Horário: 8h30 às 12h30

Ementa: As mídias móveis figuram, na atualidade, como uns dos principais dispositivos de acesso à informação. Cada vez mais presentes na paisagem urbana, promovem transformações na produção e na disseminação de informações. Ao alterarem de forma significativa a maneira como as pessoas se informam e se relacionam, acabam por engendrar uma sociedade sempre conectada e disponível para ingressar em processos interativos. Sendo assim, os serviços de informação, com destaque para as bibliotecas, precisam refletir de maneira propositiva sobre os desafios e as possibilidades advindas desse cenário. Quais serviços as bibliotecas podem oferecer através desses dispositivos? Como os smartphones e tablets podem ser incorporados ao trabalho do bibliotecário? Neste mini-curso abordaremos essas e outras questões. Ao refletir sobre os novos elementos que os usos dos dispositivos móveis trazem para os contextos informacionais, buscaremos apresentar possibilidades que visam melhorar a experiência dos usuários nas bibliotecas.

Objetivo: Refletir, de maneira propositiva, sobre os impactos e as potencialidades das tecnologias de informação e comunicação, notadamente, os dispositivos móveis, no contexto dos serviços de informação. Apresentar o contexto da mobilidade informacional. Panorama do uso de dispositivos móveis em serviços de informação. Experimentar ferramentas aplicáveis aos cenários informacionais de bibliotecas.

Conteúdos: Cultura da Mobilidade. Ambientes de informação. Dispositivos móveis e serviços de informação. Aplicativos. Realidade aumentada. QR Code

Ministrantes:
Camila Maciel Campolina Alves Mantovani
FAPEMIG

Jornalista (UFMG/2002) e Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/2011) com pesquisa sobre Narrativas da mobilidade: comunicação, cultura e produção em espaços informacionais. Desde 1999, trabalha em projetos de pesquisa em novas tecnologias de informação e comunicação com foco nos processos de produção e recepção de conteúdos digitais. Possui experiência no mercado de produtos e serviços de valor agregado para Telefonia Celular (Take.Net 2003-2006). Integra o Núcleo de Estudos das Mediações e Usos Sociais dos Saberes e Informações em Ambientes Digitais (NEMUSAD) na ECI/UFMG. Atualmente, é jornalista do Programa de Comunicação Científica, Tecnológica e de Inovação da Fapemig. Suas atividades profissionais envolvem consultoria em estudos de usabilidade (User Experience Research) e métodos de pesquisa qualitativa para desenvolvimento de produtos. Atuou como professora visitante na Escola de Ciência da Informação da UFMG e na Coordenadoria de Políticas de Inclusão Informacional – PROEX/UFMG (2012-2013).

Bruno Moreira de Moraes
UFMG

Graduado em Biblioteconomia pela UFMG com período sanduíche na Universidade do Algarve em Portugal para formação complementar em Comunicação, Cultura e Artes. Colaborador da Diretoria de Governança Informacional/UFMG. Bibliotecário do Centro de Arte Popular Cemig (Circuito Cultural da Praça da Liberdade/BH). Possui um percurso acadêmico alicerçado no ensino, pesquisa e extensão, com ênfase na área de Organização e Tratamento de Informação Multimodal, Serviços e Produtos de informação, Cultura Informacional, Redes Sociais de colaboração científica e Políticas Públicas de Acesso à Informação. Foi bolsista de Iniciação Científica na ECI/UFMG (Orientação da profa. Maria Aparecida Moura). Membro do Núcleo de Estudos das Mediações e Usos Sociais dos Saberes e Informações em Ambientes Digitais (NEMUSAD) na ECI/UFMG.

Minicurso 09 – Bibliotecas Universitárias e o Desafio da Lei de Acesso à Informação Brasileira

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Horário: 8h30 às 12h30

Ementa:Os aspectos sócio-históricos relativos público à informação Brasil. Transparência, governança informacional e dispositivos legais. O papel das bibliotecas Universitárias no acesso público à informação. Os serviços de informação ao Cidadão – SICs

Ministrante:
Maria Aparecida Moura
Universidade Federal de Minas Gerais

Minicurso 10 – Sistemas de Informação para Bibliotecas Universitárias: análise multicritérios

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Horário: 14h às 18h

Ementa:  As necessidades de serviços de informação da comunidade acadêmica de 2014. Panorama mundial da automação de bibliotecas. Plataformas de Serviços: a nova geração de sistemas para bibliotecas. Critérios para escolha do sistema ideal: critérios gerenciais, critérios financeiros, critérios técnicos biblioteconômicos, critérios técnicos computacionais – requisitos funcionais e não-funcionais, critérios baseados nos serviços e processos da biblioteca.

Objetivo:  Permitir que os participantes tenham uma visão global dos múltiplos critérios utilizados para escolha e avaliação de sistemas de informação para bibliotecas universitárias frente às atuais necessidades de serviços de informação, de acordo com as percepções dos gestores, dos bibliotecários e da equipe de tecnologia.

Ministrante:
Michelângelo Mazzardo Marques Viana
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (1998) e graduado também em Administração de Empresas e Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (2008). Atua como Bibliotecário de Sistemas na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul desde 1999. Atualmente ocupa o cargo de Coordenador de Sistemas da Biblioteca Central, encarregado da gestão da automação de bibliotecas e sistemas de recuperação de informação, RFID e equipamentos de autoatendimento. Editor do Guia de Biblioteconomia, do Projeto SobreSites (Brasil), desde 2001. Também trabalha em projetos de nível regional e nacional como consultor na implantação de sistemas integrados de automação de processos em bibliotecas acadêmicas e para a recuperação da informação em ambientes híbridos. Participa de grupos de trabalho do Grupo Internacional de Usuários da Ex Libris (IGeLU).

Minicurso 11 – Introdução ao FRBR e ao RDA

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Horário: 14h às 18h

Ementa: O minicurso abordará o modelo conceitual Functional Requirements for Bibliographic Records (FRBR) (Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos), apresentando as entidades, os atributos, os relacionamentos e as tarefas dos usuários definidas nesse modelo. Apresentará os objetivos, o desenvolvimento e as principais características do Resource Description and Access (RDA). Pontuará as principais diferenças do RDA em relação ao AACR2r. Apresentará a utilização do RDA com o Formato MARC 21 Bibliográfico e de Autoridade e um panorama sobre a utilização nacional e internacional do RDA.

Objetivo: Proporcionar aos participantes um entendimento sobre: o modelo conceitual FRBR (entidades, atributos, relacionamentos e tarefas dos usuários); os objetivos, o desenvolvimento e as características do RDA; as principais diferenças entre o RDA e o AACR2r; a utilização do RDA com os Formatos MARC 21; a utilização internacional e nacional do RDA.

Ministrante:
Fabrício Silva Assumpção
Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutorando em Ciência da Informação na UNESP, Campus de Marília. Bacharel em Biblioteconomia e mestre em Ciência da Informação pela UNESP. Tem realizado estudos na área de catalogação descritiva com ênfase na conversão de registros, controle de autoridade, Formatos MARC 21, MARCXML, RDA e modelos conceituais FRBR e FRAD. Atualmente ministra o curso online “Catalogação: conceitos, práticas, atualidades e tendências” em parceria com a empresa Content Mind e é membro da equipe técnica do Repositório Institucional UNESP. Site: http://fabricioassumpcao.com

Minicurso 12 – Comunicação Científica e Periódicos Eletrônicos

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Horário: 14h às 18h

Ementa:Comunicação científica: noções básicas. Apresentação de critérios básicos de qualidade de periódicos científicos eletrônicos. Digital Object Identifier (DOI). Classificação Qualis / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Objetivo: Discutir a relevância dos periódicos, ênfase para os eletrônicos, no contexto da comunicação científica em sua condição de elemento essencial à contemporaneidade.

Conteúdo:Reconhecimento dos títulos de periódicos científicos (impressos e eletrônicos) no campo da comunicação científica. Processo de avaliação: termos genéricos. Classificação Qualis Capes. Critérios de avaliação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Ministrante:
Maria das Graças Targino [Moreira Guedes]
Universidade Federal da Paraíba / Universidade Federal do Piauí

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, Brasília, DF e jornalista, finalizou seus estudos em nível de pós-doutorado junto ao Instituto Interuniversitario de Iberoamérica da Universidad de Salamanca, Espanha. Após manter vinculação com a Universidade Federal do Piauí por 30 anos, atua como docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Ao longo das décadas, tem escrito centenas de artigos técnico-científicos, capítulos de livros e livros nas áreas de ciência de informação e comunicação. Tem enveredado na linha do jornalismo literário, com o livro de crônicas “Palavra de honra: palavra de graça” e, em preparação final, “Ideias em retalhos: sem rodeios nem atalhos”. Dentre atividades atuais, também é membro da Comissão Editorial (permanente ou ad hoc) de diferentes periódicos nacionais e internacionais. Escreve, a cada semana, coluna de opinião no jornal diário O Dia, Teresina – PI. Dentre os prêmios conquistados, está o Prêmio Nacional Luiz Beltrão de Comunicação.

Minicurso 13 – Prevenção e resposta a desastres com fogo e água em bibliotecas

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Horário: 14h às 18h

Ementa: Desastres com fogo e água em bibliotecas ocasionam, em geral, danos devastadores aos acervos. Conhecer a dinâmica desses eventos, adotar medidas preventivas e possuir um plano de ação, caso ocorram, é fundamental para minimizar as perdas e garantir o mais rápido retorno às atividades.

Objetivo: Discutir as alternativas de prevenção, controle e resposta a situações de emergência com fogo e água sob a perspectiva da conservação preventiva e gerenciamento de riscos em coleções bibliográficas.

Conteúdo: Introdução à gestão de emergências com fogo e água em bibliotecas. O plano de emergências. O preparo e ação da equipe. Riscos associados a fogo e água para coleções de bibliotecas, seus servidores e usuários. Análise das medidas de prevenção e sistemas de detecção disponíveis. Respondendo a uma situação de emergência: métodos de secagem, higienização e estabilização de acervos.

Ministrante: Lorete Mattos
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Conservação de Obras em Papel pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Economia da Cultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui aperfeiçoamento em Gerenciamento de Riscos ao Patrimônio Cultural pelo ICCROM – International Centre for the Study of the Preservation and Restoration of Cultural Property. Na UFRGS, é responsável pela conservação das coleções da Biblioteca Central, tendo atuado como professora na disciplina de Conservação Preventiva dos cursos de Biblioteconomia e Arquivologia. Faz a coordenação geral do Projeto UFRGS/BNDES de Preservação do Acervo Raro e a coordenação técnica do Projeto de Pesquisa Conservação Preventiva e Gerenciamento de Riscos em Acervos Museológicos, Arquivísticos e Bibliográficos da UFRGS.