BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS E O ACESSO PÚBLICO À INFORMAÇÃO: ARTICULANDO LEIS, TECNOLOGIAS, PRÁTICAS E GESTÃO


Conferencistas

peter-burkeAtualmente professor emérito da Universidade de Cambridge, Peter Burke tem doutorado pela Universidade de Oxford (1957 a 1962); foi professor de História das Ideias da School of European Studies da Universidade de Essex; lecionou por dezesseis anos na Universidade de Sussex (1962); foi professor da Universidade de Princeton (1967) e professor visitante do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA – USP), de 1994 a 1995 – período em que se aprofundou na história da cultura e da educação brasileira, tornando-se especialista na obra de Gilberto Freyre. Com uma produção científica marcada pela abrangência e interdisciplinaridade, em que se destacam as produções sobre a teoria e metodologia da história cultural, Peter Burke já publicou mais de 20 obras, traduzidas para 28 idiomas.Leia mais. 

Juan Carlos Fernández MolinaJuan Carlos Fernández Molina é professor da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade de Granada, Espanha. Doutor em Documentação, licenciado em Direito e graduado em Biblioteconomia e Documentação, o Professor Molina atua no curso de graduação em Informação e Documentação, no mestrado em Informação e Comunicação Científica e no Doutorado em Ciências Sociais. Foi membro do Committee on Copyright and other Legal (CLM) da International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) entre 2001 e 2004. Suas pesquisas estão relacionadas aos aspectos jurídicos da informação, ética da Informação, teoria e história da documentação e recuperação da informação. Autor de inúmeras publicações em âmbito internacional, o professor Molina tem dedicado particular atenção às temáticas referentes à organização da informação e do conhecimento, ao acesso aberto, à ética da informação, direito autoral e aos serviços de informação.

Marie Pellen, do Centre National de la Recherche Scientifique  (CNRS), é reponsável pelo projeto OpenEdition para a língua portuguesa. Em Lisboa, ela está atualmente coordenando o OpenEdition Freemium, um programa que traz um modelo econômico inovador com base no acesso livre para publicações de ciências humanas. Sua experiência no desenvolvimento de um modelo alternativo é fundamental para melhor compreender o futuro digital.

Ladislau Dowbor é formado em economia política pela Universidade de Lausanne, Suíça. Doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia, Polônia (1976). Atualmente é professor titular no departamento de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, nas áreas de economia e administração. Continua com o trabalho de consultoria para diversas agências das Nações Unidas, governos e municípios, além de várias organizações da sociedade civil. Os seus textos estão disponíveis online na íntegra (Creative Commons) em http://dowbor.org