Circuito Cultural Praça da Liberdade
Consagrado como o maior complexo cultural do país, o Circuito Cultural Praça da Liberdade, localizado na região Central de Belo Horizonte, reúne nove museus e espaços culturais: Arquivo Público Mineiro, Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Centro de Arte Popular Cemig, Centro Cultural Banco do Brasil, Espaço TIM do Conhecimento UFMG, Memorial Minas Gerais Vale, Museu das Minas e do Metal, Museu Mineiro e Palácio da Liberdade, além das atividades do Inhotim Escola, que ocorrem paralelas às obras de sua sede.
Inhotim
O Instituto de Arte Contemporânea e Jardim Botânico – Inhotim – é um espaço cultural de grande riqueza. Lá, os visitantes podem apreciar exposições e obras de arte contemporânea, além do belíssimo projeto paisagístico de Roberto Burle Marx.
Localização: Rua B, 20, Inhotim, Brumadinho.
Informações: www.inhotim.org.br, (31) 3571-9700, info@inhotim.org.br
Feira Hippie - Artes e Artesanato
A Feira de Artes e Artesanato da Avenida Afonso Pena, ou Feira Hippie, como é conhecida, acontece aos domingos, das 7h às 14h. Com mais de dois mil expositores, que vendem diversas mercadorias, a feira existe há quarenta e cinco anos, sendo uma das maiores da América Latina. Bijuterias, roupas, brinquedos, calçados, móveis, pinturas, artesanatos, comidas… há de tudo um pouco. Além disso, no último domingo de cada mês é realizado um show gratuito durante o evento, organizado pelo Conservatório da UFMG.
Palácio das Artes
Localizado no Centro de Belo Horizonte, na Avenida Afonso Pena, o Palácio das Artes é um importante espaço onde são realizados shows, apresentações teatrais, exposições, entre outros eventos que enriquecem ainda mais a programação cultural de Belo Horizonte.
O Palácio possui o maior teatro da cidade: o Grande Teatro. Com capacidade para mais de mil expectadores, o ambiente é repleto de luxo e conforto e sempre recebe eventos artísticos de importância nacional e internacional.
O Cine Humberto Mauro, também localizado no Palácio das Artes, apresenta semanalmente dois programas de exibição de vídeos e curtas. Desenvolve programações regulares com o apoio do Instituto Goethe de São Paulo, Embaixada da França, Embaixada da Espanha, Cinemateca Brasileira, entre outros.
Quarteirão do Soul
Para os amantes da música, há o Quarteirão do Soul que acontece todos os sábados, a partir das 14h, na Rua Goitacazes, esquina com São Paulo e Curitiba. Na capital mineira, o movimento soul, representado pela figura do cantor James Brown, teve início com os “bailes black” nos anos 70, mas muitos fatores contribuíram para seu declínio. Em 2004, no entanto, sete amigos decidiram iniciar um processo de resgate das pessoas que frequentavam aqueles bailes, reunindo-as no centro da cidade. Ao ar livre e com muita animação, o Quarteirão do Soul movimenta adeptos e admiradores do estilo.
Quarta Doze e Trinta
É um projeto que acontece na UFMG há 34 anos e tem a proposta de levar manifestações artísticas para dentro do campus da UFMG, durante o horário de almoço. Apresentações de teatro, música e dança acontecem no Auditório da Reitoria ou na Praça de Serviços, no campus Pampulha, sempre às quartas-feiras.
A UFMG possui rica programação cultural. Para acompanhá-la, acesse: www.cultura.ufmg.br
Minas Pass
O cartão Minas Pass foi criado com objetivo de oferecer ao visitante de Belo Horizonte um diferencial de comodidade e economia na visita aos atrativos turísticos, além de facilitar o acesso a locais como igrejas e museus e garantir descontos e benefícios aos usuários. O cartão pode ser adquirido pela internet e pago com cartão de crédito. Cada Minaspass custa R$ 50 para a visitação e será aceito em locais turísticos e localidades num raio de até 150 quilômetros a partir da capital.
Para mais informações, acesse o Portal Oficial do Turismo em Minas Gerais: www.minasgerais.com.br