sb ufmg 960x90 - cpia.jpg

Menu

Acervos Especiais
Helena Antipoff

 

 

 

A Sala Helena Antipoff foi estabelecida em 1997 com o objetivo de preservar uma parte da documentação de Helena Antipoff, doada através de acordo de cooperação firmado entre o Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff - CDPHA, a UFMG e a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais.

O acervo constitui-se de documentos inéditos como: manuscritos, correspondências, textos avulsos, anotações, publicações de circulação restrita e fotografias. Inclui documentos relacionados à trajetória de Helena Antipoff (os estudos em Paris e Genebra, o trabalho como psicóloga e educadora na Rússia, na Suíça e no Brasil) e a organização e funcionamento do Complexo da Fazenda do Rosário, produzidos e acumulados no período de 1927 a 1987.

Os documentos do acervo do CDPHA localizado na Sala Helena Antipoff na Biblioteca Central estão organizados em caixas, classificados em temas (vida e obra, homenagens, Fazenda do Rosário, Psicometria, Educação Rural, Educação Especial etc.).

As visitas à Sala Helena Antipoff, localizada no 4º andar da Biblioteca Central,  podem ser agendadas na Biblioteca da Faculdade de Educação da UFMG pelos telefones 31 3409-5301 e 3409-6140.

Para conhecer um pouco mais sobre o Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff, clique aqui.